28.3 C
Manaus
InícioCultura e Entretenimento14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos realiza últimas sessões nesta sexta-feira (22)

14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos realiza últimas sessões nesta sexta-feira (22)

Publicado em

Nesta sexta-feira, 22 de novembro, a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos encerra sua programação em Manaus com as últimas exibições, realizadas no Auditório Alberto Furtado, no Instituto Federal do Amazonas (Ifam) – Campus Manaus Centro, com entrada gratuita. Às 13h, acontece a Sessão de Homenagem 1, com a exibição do filme Cidade; Campo (2024), e às 17h, a Sessão de Homenagem 2 apresenta o filme Curtas Jornadas Noite Adentro (2021). Ambas as sessões são compostas por filmes montados pela homenageada desta edição, Cristina Amaral, renomada montadora brasileira, e serão seguidas por debates.

Promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com produção nacional da Universidade Federal Fluminense (UFF) e local da Manaus Amazônia Galeria de Arte, a Mostra tem como tema “Viver com dignidade é direito humano”. Esta edição tem o objetivo de promover a reflexão sobre a importância da dignidade humana para garantir qualidade de vida e liberdade a todas as pessoas, abordando temas de relevância social e política por meio da linguagem cinematográfica. A homenagem à Cristina Amaral destaca sua trajetória no cinema nacional, marcada pela sensibilidade e precisão na arte da montagem, tendo colaborado em diversos filmes que destacam questões sociais e humanas.

Durante a abertura, que aconteceu na última terça-feira, 19 de novembro, a representante do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Hasla Pacheco, destacou a importância da Mostra como uma estratégia contínua de promoção dos direitos humanos. “Esse evento, na verdade, não é pontual, ele não é sazonal. Ele é uma estratégia de política dos direitos humanos. A gente tem feito um processo, que não é um processo ‘para’, mas um processo em conjunto, junto a todas as pessoas que constroem as políticas de direitos humanos”, afirmou.

O diretor da Manaus Amazônia Galeria de Arte, Carlysson Sena, destacou que o papel da Mostra é oferecer um espaço de diálogo, onde a diversidade que compõe a sociedade seja reconhecida e respeitada. “Para esta Mostra, o que mais esperamos é que ela provoque conscientização, reflexão e a união da diversidade que nos forma”, declarou.

O presidente do Instituto Evereste, André Fabiano Pereira, instituição que patrocina a Mostra no Amazonas, por sua vez, destaca o valor do cinema como ferramenta de transformação e reflexão. “É um evento que além de celebrar a arte, reforça o papel essencial do cinema na defesa da dignidade humana. Como diria o cineasta americano Spike Lee: não basta apenas fazer filmes, precisamos fazer filmes que mudem o mundo. Tenho certeza que a Mostra está repleta de filmes assim”, afirmou.

A 14ª  Mostra Cinema e Direitos Humanos  iniciou com a Sessão Homenagem de Abertura, onde foram exibidos os filmes “Abá” (1992), “Belos Carnavais” (2020), “Sem Asas” (2019) e “Confluências” (2024). Montados por Cristina Amaral, os filmes abordaram a temática da cultura e ancestralidade afro-brasileira e a exibição foi seguida por um debate, com a participação da ativista do Movimento Negro, Keilah Fonseca e da gestora de projetos sociais, Michele Andrews.

Na quarta-feira, 20, foi apresentada a sessão “Depois do Expediente”, que reuniu produções que retratam diferentes realidades brasileiras, destacando questões como a exclusão social e identidade. “Big Bang” (2022), “Habito” (2023), “Mborayhu Ñemoheñoi: A Luta das Mulheres Avá Guarani” (2022), “Sobre a Cabeça os Aviões” (2022), “Pássaro Memória” (2023), “Fluxo – O Filme” (2023). Após, aconteceu o debate com a psicológa Alessandra Pereira, o artista Deihvisson Souza Mello e a psicóloga Priscila Moreira Santana.

Já a sessão “Territórios e Dignidade” trouxe curtas que evidenciaram a conexão entre comunidades e seus espaços, promovendo reflexões sobre justiça social e a luta por direitos em contextos diversos. Foram exibidos os filmes “Maré Braba” (2023), “Água” (2023), “Mansos” (2024), “Somos Terra” (2020), “Máquinas de Lazer” (2023), “Pulmão de Pedra” (2023) e “Marés da Noite” (2024), e em seguida o debate ocorreu com a presença do artista e produtor cultural Thiago Jesus, da cientista social Adriely Barbosa, e da Coordenadora do Coletivo de Indígenas LGBTQIA+ do Amazonas – Miriã Mahsã, Thais Desana.

No dia 21 de novembro, a Mostra exibiu o filme “Garoto Cósmico” (2007) na Sessão Infantil, um dos destaques da programação. A sessão contou com a presença das crianças do Projeto Fortalecer, da Associação Espírita Beneficente Jésus Gonçalves, além da assessora de comunicação do Ministério Público do Trabalho do Amazonas, Salete Lima, e do coordenador do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino (CEFORT/UFAM), Luiz Carlos Cerquinho, que participaram do debate.

Além das sessões, a Mostra garante total acessibilidade para o público, com recursos como legendagem descritiva e janelas de libras, permitindo que todos possam participar da experiência de forma inclusiva. E para tornar o evento ainda mais agradável, os presentes podem aproveitar a pipoca gratuita durante as exibições.

Com informações da assessoria

Notícias recentes

IComp/UFAM Conquista Medalha de Ouro na Principal Competição Brasileira de Programação

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam) alcançou um marco histórico...

Volkswagen Nivus: O SUV que combina inovação e estilo chega a Manaus

A Volkswagen traz para Manaus o lançamento do Nivus, um SUV compacto que promete...

Segunda Parada Natalina da Prefeitura de Manaus encanta milhares de pessoas na Ponta Negra

Dando continuidade à programação do “Natal dos Sonhos – É tempo de sonhar, compartilhar...

Sindarma celebra 150 anos da Capitania Fluvial da Amazônia na Aleam

O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma) participou na tarde de...

leia mais

IComp/UFAM Conquista Medalha de Ouro na Principal Competição Brasileira de Programação

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam) alcançou um marco histórico...

Volkswagen Nivus: O SUV que combina inovação e estilo chega a Manaus

A Volkswagen traz para Manaus o lançamento do Nivus, um SUV compacto que promete...

Segunda Parada Natalina da Prefeitura de Manaus encanta milhares de pessoas na Ponta Negra

Dando continuidade à programação do “Natal dos Sonhos – É tempo de sonhar, compartilhar...