28.3 C
Manaus
InícioBrasilHumaitá deve ganhar delegacia da PF para combater crimes ambientais após denúncias...

Humaitá deve ganhar delegacia da PF para combater crimes ambientais após denúncias contra garimpo ilegal

Publicado em

Após receber a Operação Boiúna, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta semana, o município de Humaitá, no Amazonas, deve ganhar uma delegacia própria para repressão de crimes ambientais. A informação foi confirmada com exclusividade à Rede Amazônicapelo coordenador do Centro de Cooperação de Polícia Internacional da Amazônia (CCPI/Amazônia) Paulo Henrique Oliveira.

A nova unidade já recebeu autorização para ser instalada na cidade e atualmente passa pela fase de implantação. A previsão é de que a delegacia seja inaugurada no primeiro semestre de 2026.

O objetivo da nova delegacia é fazer com que ações de repressão a crimes ambientais na região deixem de ser pontuais e ocorram regularmente.

Segundo Oliveira, o município localizado às margens do Rio Madeira é historicamente uma região em que há muitos crimes ambientais, em especial a atividade garimpeira.

“E há muito tempo não se tem notícia de qualquer autorização pra extração mineral naquela região”, afirma.

Operação Boiúna

Deflagrada na segunda-feira (16), a Operação Boiúna acontece no leito do Rio Madeira, nos municípios de Humaitá e Manicoré, no Amazonas, além de Rondônia. Segundo o coordenador do CCPI, mais de 200 dragas usadas por garimpeiros ilegais já foram destruídas até quinta-feira (18).

As dragas usadas no garimpo são equipamentos flutuantes que servem para extrair minerais, principalmente ouro, de rios e leitos submersos. Elas funcionam como grandes aspiradores ou escavadeiras aquáticas.

“Estima-se, só com relação as dragas, um prejuízo de mais de R$ 18 milhões. Agora nessa fase estamos mensurando os danos ambientais causados por essas dragas e também passando a fazer o atendimento a trabalhadores que são encontrados nesses locais, muitas vezes submetidos a condições insalubres”, diz Oliveira.

Notícias recentes

Avião cai em Humaitá e deixa três pessoas feridas

Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo (1º), às margens da...

Eleição nos Estados Unidos define futuro de Trump nesta terça-feira

Os cerca de 210 milhões de eleitores dos Estados Unidos (EUA) vão às urnas...

Falta uma semana para o Enem 2026; veja horários e o que levar

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no próximo domingo (8),...

Em clima de aniversário, Galeria do Largo abre duas novas exposições

Em contagem regressiva para celebrar seus 21 anos, a Galeria do Largo abre duas...

leia mais

Avião cai em Humaitá e deixa três pessoas feridas

Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo (1º), às margens da...

Eleição nos Estados Unidos define futuro de Trump nesta terça-feira

Os cerca de 210 milhões de eleitores dos Estados Unidos (EUA) vão às urnas...

Falta uma semana para o Enem 2026; veja horários e o que levar

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no próximo domingo (8),...