28.3 C
Manaus
InícioGeralMaduro chega à Rússia em viagem surpresa para se reunir com Putin

Maduro chega à Rússia em viagem surpresa para se reunir com Putin

Publicado em

 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou hoje (4) à Rússia em uma visita surpresa para se reunir com o governante russo, Vladimir Putin, no esforço de reforçar a cooperação econômica bilateral em tempos de crise.

“As conversas visam reforçar o desenvolvimento da associação estratégica existente entre Rússia e Venezuela. Certamente, também serão abordados assuntos concretos para o desenvolvimento dos laços comerciais e investidores e também a atual agenda internacional”, disse o assessor da Presidência da Rússia, Yuri Ushakov.

Putin, que acaba de retornar da Cúpula dos Líderes do G20 em Buenos Aires, receberá amanhã (5) o presidente venezuelano no Kremlin, segundo informou Dmitry Peskov, o porta-voz presidencial.

Ushakov acrescentou que ambos também falarão sobre “a cooperação técnico-militar” e que Putin confirmará o apoio do Kremlin à “regulação pacífica” das atuais tensões políticas na Venezuela.

“Estamos convictos que qualquer pressão externa contra o governo de Maduro é contraproducente e não contribuirá para acalmar a situação e fornecer estabilidade ao país. Também confiamos que as eleições municipais de 9 de dezembro transcorrerão em um ambiente tranquilo, sem provocações nem violações”, disse o assessor.

Antes de viajar para Moscou, Maduro explicou que se propõe a revisar “a fundo” a cooperação durante uma reunião de trabalho com Putin que classificou como “necessária” para Caracas.

O governante venezuelano destacou que a visita faz parte da política diplomática de fortalecer laços “com as potências emergentes do mundo”. Além de se reunir com o chefe do Kremlin, Maduro também participará do encerramento da Comissão de Alto Nível Rússia-Venezuela.

A maior petroleira russa, Rosneft, que tem muitos interesses na Venezuela, informou nesta terça-feira que participará da reunião no Kremlin.

Ushakov explicou também que ambos os líderes abordarão a situação em torno da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que pode voltar a aprovar nesta semana cortes na produção e tomar medidas para conter a queda dos preços, além do mercado do gás e do petróleo, aspecto “crucial” nas relações bilaterais, segundo o assessor.

A visita de Maduro à Rússia ocorre após o Catar ter anunciado que abandonará a Opep para aumentar a produção, o que já provocou um aumento dos preços do petróleo.

O assessor do Kremlin também disse que a Rússia já enviou 250 mil toneladas de trigo neste ano ao país latino-americano, que no ano passado assinou com o governo russo um acordo para o fornecimento de 600 mil toneladas de cereais.

Maduro visitou a Rússia pela última vez em outubro do ano passado, quando preparou o terreno para a reestruturação da dívida de US$ 3 bilhões.

%BANNER%

 

Notícias recentes

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...

Em 60 dias à frente da Presidência da Aleam, Adjuto Afonso conduz ações institucionais e acompanha sanção de leis de impacto social

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil),...

leia mais

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...