28.3 C
Manaus
InícioGeralItapiranga recebe 41ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas e reúne mais...

Itapiranga recebe 41ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas e reúne mais de três mil pessoas em solenidade

Publicado em

Com a participação de mais de três mil pessoas, o município de Itapiranga, distante 339 quilômetros de Manaus, deu início à 41ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas), com a abertura realizada no ginásio Dom Jorge Marskell. A competição é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc). O evento se estende no município até a próxima terça-feira (15/05).

 

Representante do 2º Polo, Itapiranga irá receber ainda os municípios de Itacoatiara, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucurituba. Além do desfile das delegações, houve ainda a participação de autoridades no município e do secretário da Sejel, Manoel Almeida, que prestigiou com bastante alegria a abertura do evento.

 

“Estou muito satisfeito em poder participar deste momento e contribuir para que um número tão expressivo de jovens de várias cidades possam participar de algo tão marcante e importante como os Jogos Escolares. Hoje, definitivamente foi um dia de realizações e agradeço a toda a equipe envolvida nas atividades do Jeas 2018. Ainda temos outros polos a serem visitados e espero contar com a energia e o carinho com que todos os outros atletas e municípios já visitados nos receberam”, destacou.

 

Participação – Ao todo 1.120 atletas participaram da solenidade de abertura do Jeas e estarão participando da competição em Itapiranga. Além das delegações, também fizeram-se presentes para prestigiar suas delegações e apoiar os competidores se seus municípios, os prefeitos de Urucurituba, Silves e Itapiranga.

 

Para a chefe do Departamento do Interior (Deint) da Sejel, Wanderlaine Colares, a competição já começa desde a abertura do evento. “Cada vez mais os municípios tem se empenhado em fazer uma grande festa para receber os Jogos Escolares e isso é algo maravilhoso, porque vemos o quanto a competição tem evoluído e como cada lugar fazem questão de fazer parte desse evento esportivo. Essa é a transformação na vida de cada atleta e delegação do Estado, por meio do esporte”, destacou.

 

Cidadania – Em ação organizada pela Sejel, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), atletas de Itapiranga, Urucurituba, São Sebatião do Uatumã e Urucará, durante o dia desta quinta-feira (10/05), receberam atendimento para emissão de documento de identidade, totalizando 105 registros, sendo 55 de primeira via e 50 de segunda via. A iniciativa foi realizada para atender exclusivamente os atletas que estivem Registro Geral (RG), para participar dos Jogos Escolares.

 

Sejel Ativa – Foi realizado na Praça do Sagrado Coração de Jesus, no centro de Itapiranga, o “Sejel Ativa”, que visa proporcionar à comunidade, de forma gratuita, recreação esportiva e qualidade de vida por meio do esporte. A ação contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre crianças e jovens, e teve na programação práticas esportivas e atividades físicas como xadrez, minicircuito de funcional, vôlei de areia, futsal, entre outras, coordenadas pelo atleta e profissional de Educação Física do Deint/Sejel, Leandro Souza, além do apoio de acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de Itapiranga.

Notícias recentes

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...

Em 60 dias à frente da Presidência da Aleam, Adjuto Afonso conduz ações institucionais e acompanha sanção de leis de impacto social

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil),...

leia mais

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...