A Defesa Civil emitiu nesta terça-feira (26) um alerta de perigo potencial para as cidades do extremo sudeste do Amazonas, apontando para a baixa umidade do ar, nesta data deve variar entre 30% e 20%. Estes dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
De acordo com o INMET, as principais cidades afetadas por tais condições são Apuí, Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã. O alerta iniciou na manhã desta segunda (26) e valerá até as 17h, no entanto, a Defesa Civil afirma que tal alerta pode ser prorrogado pelos próximos dias na região, dependendo das condições climáticas e da umidade do ar.
A expectativa é as altas temperaturas e a baixa umidade permaneçam ao longo dessa semana, isso segundo relatório do INMET. Para esta semana, Apauí terá uma temperatura máxima de 39º graus, com os mesmos 20% de umidade. Tal temperatura também se repete nas demais cidades, com Manicoré e Novo Aripuanã apresentando uma umidade mínima de até 15% e Humaitá chegando até à 10%.
Segundo Inmet, moradores destas cidades devem seguir algumas instruções durante os períodos mais quentes do dia:
Beber bastante líquido;
Evitar desgaste físico nas horas mais secas;
Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Para obter mais informações basta entrar em contato com a Defesa Civil através do número de telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros pelo contato 193.
Umidade do Ar
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os índices de umidade entre 50% e 80% são os ideais. Abaixo de 30%, sinais de desconforto começam a surgir, e o sinal de alerta vem aos 12%. Nesse ponto, é recomendado suspender atividades em áreas livres, como aulas de educação física nas escolas, trabalhos manuais e práticas de exercício físico.
Desidratação corporal, nariz com sangramento, pele e olhos irritados são algumas das reações à baixa umidade.