28.3 C
Manaus
InícioAmazonasPaisagem noturna de Itacoatiara é transformada após iluminação pública em LED

Paisagem noturna de Itacoatiara é transformada após iluminação pública em LED

Publicado em

Com 90% do município iluminado com LED, Itacoatiara (a 268 quilômetros de Manaus) teve a paisagem pública transformada, conforme revelam imagens aéreas divulgadas pela prefeitura local. Ao todo, 5.755 luminárias já foram instaladas na Velha Serpa, por meio do Programa Ilumina+ Amazonas, uma ação de modernização da iluminação pública do interior, executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do Governo do Amazonas.

As fotografias mostram como era o visual da cidade antes de receber as luminárias modernas e como ficou depois da instalação. “É grande e perceptível a mudança na luminosidade das ruas, praças e demais espaços públicos, que tiveram pontos de luz amarelados e com baixa claridade substituídos pela cor mais intensa da iluminação com LEDs”, destaca o coordenador da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo.

A terceira cidade mais populosa do Amazonas, com mais de 102 mil habitantes, irá alcançar a iluminação de LED em 100% dos bairros ainda nesta semana, quando atingirá a marca de 6,3 mil pontos de luz substituídos. Os trabalhos de substituição das luminárias a vapor de mercúrio, vapor metálico e vapor de sódio incluem, ainda, localidades mais afastadas da região central da cidade, como a Vila de Lindoia, à margem direita do Rio Urubu, conhecida por ser destino de turistas nacionais e internacionais, e a comunidade Jacarezinho.

Imagens aéreas revelam transformação de Itacoatiara com iluminação em LED (Foto: Divulgação)

De acordo com um dos engenheiros eletricistas da empresa Avanço, contratada para implantação do serviço, Josenaldo Prazeres, a melhor visibilidade proporcionada pelas luminárias em LED é explicada por três fatores: maior quantidade de lúmens por watt (quanto mais lúmens maior a luminosidade), alto Índice de Reprodução de Cores (IRC), que faz com que a população enxergue naturalmente como se fosse a luz do sol, e maior abertura de ângulo da luminária.

O IRC das luminárias em LED alcança no mínimo 70% a até 100%, enquanto nas lâmpadas a vapor de sódio varia de 0 a 40% de reprodução e de vapor metálico entre 50 e 70%. A escala mede a fidelidade de cor que a iluminação reproduz nos objetos onde está inserida.

“A luminária de LED se sobressai sobre as outras porque o ângulo de abertura é muito maior, chega em torno de 120º, então ela abre bastante e isso causa uniformidade na iluminação”, explica o engenheiro.

Sustentabilidade – A implantação das luminárias LED é a alternativa mais sustentável para a iluminação pública, com maior eficiência energética e economia de cerca 60% no consumo. Como não possuem filamentos metálicos, mercúrio ou substâncias tóxicas na composição, a luminária de LED não emite poluentes ao meio ambiente e, com a destinação correta, ainda pode ser reciclada. O modelo também reduz custos, emissão de carbono e não emite raios ultravioletas.

Pela grande capacidade de luminosidade, os LEDs duram três vezes mais do que os modelos retirados das vias públicas de Itacoatiara. Se utilizada por onze horas diárias, por exemplo, uma luminária LED pode durar, no mínimo, 10 anos com pouca alteração na intensidade da claridade no período. Durante cerca de cinco anos, o município não precisará realizar substituição dos equipamentos, conforme garantia do fabricante.

Ampliação

O Governo do Amazonas está modernizando a iluminação pública em municípios do interior desde maio, quando houve o lançamento do Ilumina+ Amazonas. Atualmente, o programa está em ritmo avançado, tendo alcançado 33% de execução com 20,1 mil pontos de luz instalados dos 59,5 mil planejados até o fim deste ano.

Ao todo, 28 municípios do Estado serão contemplados com a iluminação totalmente em LED ainda em 2022. Maués conta com 100% dos pontos de iluminação pública substituídos por luminárias de LED, desde 2019. A cidade recebeu o Prosai Maués, projeto piloto do Governo do Amazonas para a implantação do programa de modernização da iluminação pública.

Notícias recentes

Ebserh em Ação realiza mais um mutirão de cirurgias ginecológicas no HUGV-Ufam

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam), administrado pela rede Ebserh realizou 10 cirurgias de...

IComp/UFAM Conquista Medalha de Ouro na Principal Competição Brasileira de Programação

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam) alcançou um marco histórico...

Volkswagen Nivus: O SUV que combina inovação e estilo chega a Manaus

A Volkswagen traz para Manaus o lançamento do Nivus, um SUV compacto que promete...

14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos realiza últimas sessões nesta sexta-feira (22)

Nesta sexta-feira, 22 de novembro, a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos encerra sua...

leia mais

Ebserh em Ação realiza mais um mutirão de cirurgias ginecológicas no HUGV-Ufam

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam), administrado pela rede Ebserh realizou 10 cirurgias de...

IComp/UFAM Conquista Medalha de Ouro na Principal Competição Brasileira de Programação

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam) alcançou um marco histórico...

Volkswagen Nivus: O SUV que combina inovação e estilo chega a Manaus

A Volkswagen traz para Manaus o lançamento do Nivus, um SUV compacto que promete...