Um poderoso terremoto de magnitude 7,1 sacudiu a ilha filipina de Luzon nesta quarta-feira (27) – noite de terça, 26, em Brasília -, matando pelo menos 4 pessoas, ferindo outras 60 e danificando edifícios na província de Abra, no norte, e causando fortes tremores na capital, Manila.
Duas pessoas morreram na província de Benguet, uma na província de Abra e mais uma em outra província, disse o secretário do Interior, Benjamin Abalos, em entrevista coletiva.
O tremor ocorreu a 11 km a sudeste da cidade de Dolores e a uma profundidade de 10 km, de acordo com os Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
“Apesar dos tristes relatos sobre os danos causados pelo terremoto, estamos garantindo uma resposta rápida aos necessitados e afetados por essa calamidade”, disse o presidente Ferdinand Marcos Jr no Facebook.
O terremoto atingiu perto do reduto político da família Marcos.
Um hospital na província de Abra foi esvaziado depois que o prédio desabou parcialmente, mas não houve relatos de vítimas no local, disseram autoridades.
“Ainda estamos experimentando tremores secundários. Recebemos relatos de danos em casas. Mas até agora nenhuma vítima”, disse a prefeita Rovelyn Villamor, da cidade de Lagangilang, na província de Abra, à rádio DZRH.
Renato Solidum, diretor da agência estadual de sismologia, disse à rádio DZRH que são esperados fortes tremores secundários.
“O foco da atenção está em Abra e províncias próximas. Este é um grande terremoto”, disse Solidum, acrescentando que deslizamentos de terra foram relatados em algumas partes de Abra, particularmente na cidade de Manabo.
Abra, lar de quase 250.000 pessoas, é uma província sem litoral no norte das Filipinas. Seus vales profundos e colinas inclinadas são cercados por montanhas escarpadas.
Eric Singson, um congressista na província de Ilocos Sur, também no norte, disse à estação de rádio DZMM que o terremoto foi sentido fortemente lá e durou 30 segundos ou mais.
“Achei que minha casa ia cair”, disse Singson.
O terremoto danificou edifícios históricos na cidade de Vigan, conhecida por sua antiga arquitetura colonial espanhola, na costa oeste de Luzon.
O turista Edison Adducul disse à rádio que estava tirando fotos da torre do sino da Igreja Bantay em Vigan quando o terremoto ocorreu, sacudindo a torre por até três minutos.
O senador Imee Marcos disse que várias igrejas foram danificadas. “Os tijolos antigos e as pedras de coral caíram da Bantay Bell Tower”, disse.
O terremoto também foi sentido em Manila, onde vários prédios foram evacuados, com algumas pessoas forçadas a fugir do 30º andar de um prédio, e os sistemas ferroviários da cidade foram interrompidos na hora do rush.