28.3 C
Manaus
InícioGeralFuracão Lane atinge Havaí e milhares se refugiam em albergues

Furacão Lane atinge Havaí e milhares se refugiam em albergues

Publicado em

Chuvas torrenciais acompanhadas de rajadas de vento varriam nesta sexta-feira (24) o Havaí, onde o furacão Lane provocou os primeiros deslizamentos e inundações “catastróficas”, obrigando milhares de pessoas a buscarem refúgio em albergues.

As principais regiões habitadas do arquipélago, incluindo a capital Hololulu, se mantêm em alerta nesta sexta na passagem da tempestade, que diminuiu sua intensidade para a categoria 2 na escala Saffir-Simpson que vai até 5, mas avança a 3 km/h, podendo provocar grandes estragos.

“Não será uma corrida rápida, será uma maratona”, disse Bill Roche, diretor regional adjunto da Agência Federal para a Gestão de Emergências (FEMA).

Às 18h00 GMT (15h de Brasília), Lane estava a 274 km de Honolulu, onde se mantém o “alerta de furacão”, com ventos de 170 km/h, segundo o último boletim do Centro Nacional de Furacões do Pacífico (CPHC).

“Está previsto algum enfraquecimento adicional mais tarde e esta noite, mas espera-se que Lane continue sendo um furacão perigoso à medida que se aproximar das ilhas”, acrescentou o informe.

A velocidade é chave no grau de destruição que pode provocar, explicou a cientista atmosférica Rosimar Ríos-Berríos.

“Ao se mover tão lentamente, os eventos de chuva se prolongam por mais tempo”, causando destruição, explicou à AFP a especialista do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (privado) no Colorado.

Em algumas localidades de Big Island (Ilha Grande), a primeira a ser impactada e onde o vulcão Kilauea está em erupção, caíram 760 mm de chuva.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o furacão “não debe ter maior impacto na erupção”, mas advertiu para os gases tóxicos que podem emanar devido ao contato de água fria nos rios de lava incandescente.

O CPHC prevê sobretudo o arquipélago acúmulos de 250 a 500 mm de chuva e de até 1.000 em algumas áreas, “o que leva a inundações e deslizamentos de terra catastróficos e potencialmente mortais”.

O presidente Donald Trump decretou na quinta-feira estado de emergência para o Havaí, o remoto estado situado a 3.200 km da costa americana, no oceano Pacífico.

Nesta sexta-feira, Trump telefonou para o governador David Ige para oferecer apoio e reafirmar “que o governo federal está totalmente comprometido em ajudar o estado nos esforços de resposta e recuperação relacionados ao furacão Lane”, informou a Casa Branca. 

Ao menos 2 mil pessoas estão abrigadas nos 45 centros de evacuação montados, informou Brad Kieserman, vice-presidente de Operação e Logística em Desastres da Cruz Vermelha Americana.

“Não ficarei surpreso se despertar amanhã e ter nos centros de evacuação entre 2.500 e 3.000 pessoas”, disse Kieserman sobre a velocidade “em que a população da ilha está reagindo à ameaça”.

Notícias recentes

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...

Em 60 dias à frente da Presidência da Aleam, Adjuto Afonso conduz ações institucionais e acompanha sanção de leis de impacto social

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil),...

leia mais

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...