Manaus (AM) – Na tarde desta terça (9), às 14h25, a amazonense Letícia Frota, 19, desembarca no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, levando consigo a faixa e a coroa de Miss Brasil Mundo 2022.
Este é o primeiro título do Amazonas no tradicional concurso de beleza, que teve a final de sua 62ª edição na última quinta, dia 4 de agosto.
Natural de Manaus, a jovem é estudante de Psicologia, modelo e digital influencer. Há cerca de dois meses, ela voltou de um intercâmbio cultural no Canadá, onde foi aprimorar a fluência em inglês. “Estou muito emocionada e honrada de trazer essa vitória para o meu Amazonas!”, disse Letícia.
Agora, a Miss Brasil começa agora sua preparação para defender o país na 71ª edição do Miss Mundo (ou Miss World, em inglês), que tem previsão de acontecer no final deste ano.
Letícia agora é também embaixadora da luta contra a hanseníase no país, a principal causa social abraçada pelo concurso, em parceria com o Morhan, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase.
A hanseníase é um grave problema de saúde pública, e a plataforma do Miss Brasil Mundo dá espaço ao seu combate há 10 anos. O Brasil hoje está em segundo lugar em registros de incidência da doença, que é uma das mais antigas da história, com relatos de casos desde 600 a.C.
O Miss Mundo é um dos principais concursos de beleza do planeta. Comandado pela Miss World Organization, que também realiza o Mister Mundo, ele faz parte do chamado grand slam da beleza, onde estão também o Miss Universo, o Miss Supranational, o Miss Grand International e o Miss International.
Apesar de ter sido lançado em 1951, o Miss Mundo começou a contar com representantes brasileiras apenas em 1958, sendo a pernambucana Sônia Maria Campos a primeira representante do país. A única vencedora brasileira foi a médica carioca Lúcia Petterle, em 1971. A atual Miss Mundo é a polonesa Karolina Bielawska, coroada em março passado.