O Ibama apreendeu 1.117 metros cúbicos de madeira ilegal em uma serraria localizada no distrito de Nova Califórnia, em Porto Velho (RO), em desdobramento da Operação Metaverso. A madeira havia sido extraída em áreas de desmatamento ilegal no sul de Lábrea (AM). Os agentes ambientais autuaram o estabelecimento em R$ 2.010.500,00 por funcionar sem licença do órgão ambiental competente e em R$ 502.627,05 por manter em depósito madeira sem origem legal. O maquinário usado no beneficiamento dos produtos florestais também foi apreendido.
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) participaram da operação para reforçar a segurança da equipe de fiscalização.
A região de Lábrea está entre as mais desmatadas do Brasil. Cerca de 85% de toda a madeira explorada no município é comercializada por empresas de Porto Velho (RO), principalmente nos distritos de Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, grande polo madeireiro da região.
Entre as espécies armazenadas na serraria, agentes do Ibama identificaram exemplares de castanheira (Bertholetia excelsa), árvore ameaçada de extinção que tem o corte proibido pela legislação ambiental.
Em abril, o Ibama havia suspendido cinco planos de manejo na mesma região por fraudes no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).
A madeira apreendida foi doada para instituições públicas.
Essa etapa da Operação Metaverso foi realizada com o apoio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), da Prefeitura de Acrelândia, da Polícia Militar de Rondônia e do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Denacre).