28.3 C
Manaus
InícioCultura e EntretenimentoProdução audiovisual se apresenta como o mais novo atrativo de Presidente Figueiredo

Produção audiovisual se apresenta como o mais novo atrativo de Presidente Figueiredo

Publicado em

Com entrada gratuita, a 1ª Mostra de Cinema Galo da Serra, reuniu dezenas de pessoas, no auditório da prefeitura de Presidente Figueiredo, na noite desta sexta-feira (26/05). O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semculte), juntou na mesma plateia, pescadores, artesãos, estudantes, atores, diretores e produtores, alguns já com notável reconhecimento nacional, como Denílson Novo, Orlando Junior, Léo Nascimento, Heraldo Daniel e Herman Antony, e estreantes, como Victor Samuel, que faz sua estreia como ator e diretor de curta.

Oito produções participaram da Mostra, que foi idealizada pelo titular da Semculte, Zandem Ferreira, para divulgar a produção audiovisual do município, resultado das oficinas de cinema e meio ambiente, realizadas pela prefeitura, em 2021, com incentivos da Lei Aldir Blanc.

O público presente ao evento assistiu à todas as produções, comendo pipoca, como é de lei quando se vai ao cinema, e, depois, acompanharam a premiação e homenagens da noite, com direito a fotos com os artistas e profissionais de direção.

A Fantástica Fábrica de Mel, produzido e dirigido por Heraldo Daniel e Herman Antony; Balbina – A natureza se refaz, com direção e produção de Leo Nascimento e Heraldo Daniel; e Entre Peixes e Peixeiros, dirigido por Heraldo Daniel, foram os frutos das oficinas.

Os três filmes tiveram a participação direta dos alunos, entre eles, Victor Samuel Cabral Carneiro, de 16 anos, aluno do ensino médio, que também participou com o curta Mago ao Cubo, produzido e estrelado por ele, após participar das oficinas de audiovisual.

“Meu sonho é ser diretor de cinema e, participar desses cursos me trouxe muito aprendizado. Caí de cabeça, com todas as forças e energias, e aprendi muito. A escrever roteiro, direção de fotografia, e o meu curta ficou em primeiro lugar”, conta Victor, orgulhoso da conquista.

Cachoeira das Letras, de Denílson Novo, que retrata o ativismo social de bibliotecas comunitárias de Presidente Figueiredo, um trabalho de transformação social na vida de estudantes que vivem nas comunidades rurais e também na sede do município, foi totalmente escrito e produzido em Presidente Figueiredo, inspirado no projeto Práticas Leitoras, do Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Denilson Nova parabenizou a prefeita Patrícia Lopes pelo incentivo ao audiovisual no município e definiu Presidente Figueiredo como um geoparque, um verdadeiro paraíso das cacheiras, que além de toda a rica biodiversidade, tem o talento e a criatividade da sua população. Que tem tudo para se desenvolver como polo turístico e de cinema.

“Deixo a nossa humilde contribuição com o documentário Cachoeira das Letras, que nada mais é que um registro e também um apelo para que o poder público e a própria população, abrace a causa, o fortalecimento dos nossos valores, do desenvolvimento-econômico-cultural”, enfatizou.

Clã das Jiboias, de Heraldo Daniel, que conta a história do jiu-jitsu na região Amazônica, fazendo um resgate histórico-antropológico.

Heraldo Daniel também trouxe para o evento o filme Pescadores da Amazônia, que apresenta a história e lida diária da pescadora Sereia, antes e depois da abertura das comportas da hidrelétrica de Balbina.

O filme O Artesão da Floresta, de Herman Antony Rabelo, completou a lista de audiovisuais da 1ª Mostra Galo da Serra. A produção conta a história do artesão Geofran Lopes, que transforma em obras de arte, sobras de madeiras de movelarias e galhos de árvores coletados na floresta.

Heraldo Daniel e Hernam Antony os professores que ministraram as oficinas de audiovisual e meio ambiente realizadas pela Semculte, com incentivo da Lei Aldir Blanc, que resultaram os filmes apresentados na Mostra, a exceção do documento Clã de Jiboias, sobre o jiu-jitsu.

“Esse evento é a realização de um sonho. A gente chega a um ponto que não basta só produzir pra si, tem que levar a luz do conhecimento para as pessoas e, quando se promovem essas oficinas, você abre o cadeado das ideias delas. A gente plantou uma semente e agora está colhendo esses produtos bem bacanas”, enfatizou.

Hernam Rabelo, disse ser emocionante ver a população participando da Mostra, envolvida e vibrando com as trilhas sonoras dos filmes, reconhecendo e se identificando com os personagens.
“Foi muito gratificante e emocionante ver a população vibrando quando apareciam personagens que eles convivem no dia a dia, com as quais compartilham da mesma rotina, com o empoderamento das mulheres pescadoras da Cacaia do Rumo Certo”, destacou.

Os dois compartilham da mesma opinião sobre o futuro do audiovisual no município. Presidente Figueiredo tem tudo para se tornar a cidade do audiovisual no Amazonas.
“Está próximo da capital (Manaus), tem toda estrutura e ainda essa natureza – floresta, cachoeiras, grutas, rios, como o Uatumã, Urubu e Urubuí. E também gente talentosa e criativa. Então, tem tudo”, afirmaram.

Notícias recentes

Manaus quer avançar com trabalho e melhorias para a população”, afirma David Almeida

Manaus já avançou em diversas áreas sob a gestão do atual prefeito, David Almeida...

Ronda Ostensiva da Guarda Municipal atua na recuperação de dois carros roubados em Manaus

Dois carros roubados foram recuperados, no início da tarde desta quinta-feira (26/09) por agentes...

Muvieplay é o streaming oficial do 6º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte

Cerca de 40 filmes dentro do 6º Festival de Cinema da Amazônia - Olhar...

Marciele Albuquerque e Vanda Witoto batem papo sobre suas histórias

A líder indígena e ativista climática, Vanda Witoto, candidata a vereadora nestas eleições pela...

leia mais

Manaus quer avançar com trabalho e melhorias para a população”, afirma David Almeida

Manaus já avançou em diversas áreas sob a gestão do atual prefeito, David Almeida...

Ronda Ostensiva da Guarda Municipal atua na recuperação de dois carros roubados em Manaus

Dois carros roubados foram recuperados, no início da tarde desta quinta-feira (26/09) por agentes...

Muvieplay é o streaming oficial do 6º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte

Cerca de 40 filmes dentro do 6º Festival de Cinema da Amazônia - Olhar...