Com muita garra, a equipe da Escola Estadual (EE) Nelson Alves, da Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE 2), realizou uma partida emocionante contra os atletas da Escola Municipal Domingos Smith, do município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus) e garantiu a medalha de ouro no Handebol Masculino Infantil, nesta quinta-feira (20/07) pelos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs 2023). O jogo ocorreu na Arena Amadeu Teixeira, localizada na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, onde também foram disputadas as finais dos jogos de Handebol Infantil e Juvenil, masculino e feminino.
A secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves, acompanhou os jogos e realizou a entrega das medalhas aos ganhadores. A titular da pasta ressaltou a importância de incentivar o desporto escolar.
“Nós temos mais de 7 mil estudantes participando dos JEAs, de 36 municípios. O governador Wilson Lima tem olhado com carinho para o esporte e daqui saem uma série de novos atletas que mostram a força do Amazonas e da região Norte, tanto em competições regionais, quanto em disputas nacionais”, destacou Kuka Chaves.
Orgulhoso, o aluno atleta Igor Ribeiro, 14 anos, explicou que quando o jogo empatou, ficou com receio da equipe não conseguir a tão esperada medalha de ouro e a vaga para a etapa nacional dos Jogos Escolares.
“O jogo foi muito acirrado, mas acreditamos até o fim que conseguiríamos alcançar o nosso objetivo. Por isso, só tenho a agradecer; pois, com essa conquista, será a segunda vez que estarei representando o Amazonas em uma competição nacional”, comemorou o estudante, ao se referir aos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).
Medalha de Prata
Na categoria Femino Infantil, a equipe da EE Angelina Palheta, do município de Barcelos (distante 399 quilômetros de Manaus), conquistou a medalha de prata da competição. O grupo disputou a primeira colocação com a Escola Municipal Maria Ducinei, do município de Urucará (distante a 261 quilômetros da capital).
A atleta e representante da equipe de Barcelos, Eduarda Garrido, 13 anos, contou que a medalha tem sabor de muito esforço e dedicação.
“Estou muito feliz de ter chegado até aqui. Venho liderando essa equipe desde o ano passado e, mesmo que o resultado não seja aquele que gostaríamos, agradeço a todo o esforço do grupo que treina todos os dias sempre na certeza de alcançarmos os nossos objetivos no esporte”, contou a atleta.
Emocionada, a atleta de Urucará, Tayane Pontes, 12 anos, falou sobre a oportunidade de representar o município nos Jogos Escolares.
“É uma honra representar a minha cidade aqui em Manaus. Essa é a segunda vez que conquistamos a medalha de ouro e estamos muito felizes em obter mais esse feito”, disse a estudante.
Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto