O Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Manaus (Seconci Manaus) em parceria com o Sindicato da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) realiza, no próximo dia 19, no Clube do Trabalhador, o Dia Nacional da Construção Social. O evento foi idealizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Sesi Nacional para proporcionar um dia de serviços de saúde, lazer e cidadania aos trabalhadores da construção civil e seus familiares associados ao Sinduscon e ao Seconci. Neste ano, ocorrerá simultaneamente em 16 cidades brasileiras.
Realizado desde 2007 em Manaus, tendo apenas uma parada em virtude da pandemia de Corona Vírus, a atividade social, que integra trabalhadores, famílias e empresas, conta com uma vasta programação na edição de 2023. Um dos destaques é o campeonato de futsal masculino, como uma forma de incentivar a atividade física e o combate ao sedentarismo. Já estão inscritos quatro times e, pela primeira vez, foi inscrito um time de futsal feminino. A organização tenta a inscrição de mais um time de jogadoras para realizar uma partida entre elas.
“Em cada edição são convidados vários parceiros, patrocinadores, associados e voluntários que disponibilizam recursos e serviços para compor o evento”, disse a coordenadora do evento e superintendente da Senconci Manaus, Alair de Souza Paula.
De acordo com Alair a atividade trás resultados positivos para o setor. “Na edição de 2021, realizada virtualmente por causa da pandemia, tivemos a oportunidade de apresentar um pouco da nossa realidade com depoimentos de trabalhadores, apresentações culturais de bumbás e de promover a interatividade com as famílias. Já em 2022, no evento presencial pós-pandemia, atingimos mais de 500 participantes. Acreditamos, que agora que o medo da Covid se foi, o número de participantes seja bem maior”.
O Dia Nacional da Construção Social é realizado aos sábados para permitir que os trabalhadores participem juntamente com suas famílias. As empresas liberam os funcionários para que tenham a oportunidade de receber serviços como atendimento médico e odontológico rapidamente.
“O Dia Nacional da Construção Social é uma oportunidade também oferecermos aos nossos colaboradores momentos de lazer, cultura e de socialização fora do canteiro de obras. Eles terão à disposição inúmeros serviços gratuitos, que nos dias normais seria difícil obter por causa da rotina de trabalho. Será um momento especial”, disse o presidente do Sinduscon-AM, Frank Souza.
Atividades
Durante o evento, os colaboradores poderão contar com os serviços prestados por parceiros na área de beleza como corte de cabelos masculino/feminino e barba; consultas médicas, encaminhamentos para exames, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e vacinas.
Para as crianças será montado um parque com brinquedos infláveis e oferecidas guloseimas como picolé e pipoca. Além disso, haverá música para embalar as famílias e sorteio de prêmios”, ressaltou Alair.
Foto: Divulgação