Manaus – O prefeito de Manaus, David Almeida, se reúne, nesta terça-feira, 3 de outubro de 2023, com os comandantes das forças armadas na região norte para conseguir apoio para o atendimento às comunidades rurais da capital amazonense atingidas pela estiagem deste ano através de ajuda humanitária.
David Almeida será recebido na manhã pelo comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), general de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves; e pelo comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII Comar), major-brigadeiro do ar, David Almeida Alcoforado. À tarde, a reunião é com o comandante do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, vice-almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo.
Com a reunião, o prefeito David Almeida busca uma união da prefeitura de Manaus com as forças armadas para agilizar e ampliar ajuda humanitária às famílias ameaçadas de sofrer desabastecimento, de alimentos e água potável.
Início da ajuda humanitária para Manaus
Nesta segunda-feira, durante anúncio da interdição por 90 dias da praia da Ponta Negra, para banhos no rio Negro, o chefe do Executivo municipal antecipou a doação imediata de alimentos e água mineral para cerca de 6,8 mil pessoas, além da perfuração de poços nas comunidades ribeirinhas, em parceria com a concessionária Águas de Manaus.
Estado de Emergência
O prefeito David Almeida (Avante) anunciou em suas redes sociais nesta quinta-feira, 28, que assinou decreto que institui situação de emergência em Manaus, em virtude da estiagem que assola o estado do Amazonas.
No anúncio, Almeida afirma que a estiagem tem atingido especialmente a zona ribeirinha de Manaus, e que a medida tem por objetivo tentar minimizar os efeitos da seca.
A declaração de emergência é um recurso que pode ser utilizado por prefeitos e governadores para casos que decorrem de desastre e causam prejuízo a população, e agiliza a liberação de recursos materiais e financeiros.
Com informações da assessoria*