28.3 C
Manaus
InícioAmazonasMaio Laranja: Governo do Amazonas realiza ações diversificadas nos Centros de Convivência...

Maio Laranja: Governo do Amazonas realiza ações diversificadas nos Centros de Convivência da Família

Publicado em

Manaus/AM – Rodas de conversa, palestras, oficinas e distribuição de panfletos em sinais de trânsito são algumas das atividades que serão realizadas pelos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci), como parte da programação da campanha Maio Laranja, mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha do 18 de Maio é nacional e objetiva mobilizar a sociedade brasileira para o engajamento contra a violação dos direitos de crianças e adolescentes.

O tema vai ser amplamente trabalhado, neste mês, pelo Governo do Amazonas, também por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), que desenvolve o Projeto Rede de Proteção nos sete Centros Estaduais, que trabalham a importância da convivência familiar e os vínculos fortalecidos. Vale destacar que as equipes psicossociais dos aparelhos públicos trabalham essa temática o ano inteiro, alertando pais, crianças e adolescentes, encorajando-os a denunciar qualquer forma de violência.

A titular da Seas, Kely Patricia, destaca a importância de intensificar a campanha nos Centros Estaduais de Convivência, por conta do grande número de famílias que frequentam esses espaços públicos. “A campanha tem como alvo, durante todo o mês de maio, incentivar a realização de atividades para sensibilizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, menciona.

Programação

A primeira ação do Maio Laranja acontece nesta quinta-feira (02/05) no CECF Padre Pedro Vignola, situado na Cidade Nova, zona norte, que fará a abertura da campanha fazendo uma sensibilização de combate ao abuso e exploração sexual infantil, na sala multiuso, às 9h. No dia 7 de maio será feita uma panfletagem de conscientização sobre o tema com os colaboradores do Programa +Respirar, às 9h.

No período de 14 a 16, o tema vai ser tratado no centro com os Grupos de Convivência na sala multiuso, às 9h. No dia 14, vai ter uma oficina de desenho do Grupo Juntos pelo TEA e Grupo Girassóis, na sala multiuso, às 9h e às 15h. No dia 16, haverá um aulão e roda de conversa, panfletagem tratando sobre o tema na sala multiuso, às 9h, às 15h e às 18h. No dia 17, vai ter panfletagem na sala multiuso, às 8h. A programação se encerra com um passeio cultural no Balneário Recanto do Quixito, com saída às 8h.

No CECF Maria de Miranda Leão, situado no Alvorada, zona centro-oeste, a abertura da campanha será na sexta-feira (03/05), com abordagem social no sinal de trânsito da av. Constantino Nery com Lóris Cordovil, às 8h. No dia 16, vai ter uma palestra sobre o tema no salão multiuso, às 9h30. No dia 18, uma ação de conscientização com abordagem no Sambódromo, às 19h. No dia 22, a ação será na faixa liberada da Ponta Negra, às 16h. O encerramento vai acontecer no dia 29, com cerimônia de abertura, vídeo de retrospectiva, apresentação cultural, aulão, certificação, lanche compartilhado, além de bingo e som ao vivo, no salão central, das 16h às 20h

No Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), situado no bairro de Aparecida, zona sul, a campanha inicia no dia 6, estendendo-se até o dia 29. Na abertura vai ter um Painel Temático com fotos de sensibilização sobre o tema para servidores e usuários, no salão central, às 9h. No dia 14, o tema vai ser tratado nas escolas da comunidade e abordagem técnica na Feira do Bairro de Aparecida, às 9h e às 14h. No dia 17, vai ter outra ação de sensibilização sobre o Maio Laranja nas escolas da comunidade e abordagem técnica, às 9h e às 14h.

No CECF André Araújo, situado no bairro Raiz, zona sul, a abertura da campanha vai acontecer no dia 7, com uma palestra feita pela conselheira tutelar Kiky Anjos, de conscientização sobre o tema, na quadra do CECF, às 9h. Na parte da tarde, terá uma oficina para elaboração de símbolos e cartazes do Maio Laranja, para ser utilizado na caminhada da campanha. No dia 16, às 9h, será realizada a 2ª Caminhada do Maio Laranja, no bairro da Raiz, com a comunidade, seguida de uma palestra com os pais e alunos na Escola Estadual Milburges e caminhada de retorno ao CECF.

A celebração do Maio Laranja no CECF Magdalena Arce Daou, situado no bairro Santo Antônio, zona-oeste, vai acontecer no dia 14, iniciando com uma palestra sobre o tema, seguida da apresentação do Coral Desbravadores Nação Santa. Haverá também um aulão de dança com os alunos da Escola Estadual Governador Melo e Póvoas, no Santo Antônio. A programação vai acontecer no Cine Teatro e no hall do centro, das 8h às 12h.

O CECF Teonízia Lobo, situado no bairro Mutirão, zona norte, inicia a Campanha no dia 17, com a distribuição de informativos sobre o tema e orientação na área comercial do bairro Novo Aleixo, visando conscientizar a comunidade sobre a importância da campanha, das 9h às 15h. No dia 24, o tema vai ser tratado com as turmas do Futsal, Vôlei, Jiu-jitsu. A ação com a assistente social Eliane Nepomuceno, será na sala multiuso, das 14h às 15h.

A Campanha Socioeducativa de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do CECF 31 de Março, situado no Japiim, zona sul, tem início no dia 20, com uma oficina de confecção de girassóis e tiaras em alusão ao Maio Laranja, com o Grupo de Convivência ‘Vida e Saúde’, na área de convivência, das 8h às 9h. No dia 21, haverá uma palestra com a psicóloga Karla Bastos, na Escola Estadual Luiz Vaz de Camões, das 10h às 11h e das 14h às 15h.

No dia 22, a palestrante Claudia Risques vai tratar o tema com jovens e adolescentes na quadra poliesportiva, das 8h às 9h. No dia 23, será confeccionado um painel integrado em apoio ao Maio Laranja com o Grupo Campeões Juventude 31, na quadra poliesportiva, das 13h30 às 14h30. No dia 27, oficina e confecção de painel integrado em apoio ao Maio Laranja com os Grupos ‘Campeões Kids’, ‘Campeões FC’ e ‘Juventude 31’, na quadra poliesportiva, das 13h30 às 14h30.

Com informações da Secom

Notícias recentes

Segunda Parada Natalina da Prefeitura de Manaus encanta milhares de pessoas na Ponta Negra

Dando continuidade à programação do “Natal dos Sonhos – É tempo de sonhar, compartilhar...

Sindarma celebra 150 anos da Capitania Fluvial da Amazônia na Aleam

O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma) participou na tarde de...

TCE-AM participa da abertura do Encontro Nacional de Corregedores e Fórum Fundiário Nacional

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, e...

Em áudio, general afirmou que Bolsonaro deu aval para golpe até 31/12

O general da reserva Mário Fernandes (foto), um dos presos na Operação Contragolpe, da...

leia mais

Segunda Parada Natalina da Prefeitura de Manaus encanta milhares de pessoas na Ponta Negra

Dando continuidade à programação do “Natal dos Sonhos – É tempo de sonhar, compartilhar...

Sindarma celebra 150 anos da Capitania Fluvial da Amazônia na Aleam

O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma) participou na tarde de...

TCE-AM participa da abertura do Encontro Nacional de Corregedores e Fórum Fundiário Nacional

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, e...