A partir de julho, usuários de celulares Android no Brasil serão os primeiros a testar novas funcionalidades contra roubo, ainda em fase beta. Este anúncio foi um dos destaques do evento Google for Brasil, realizado em São Paulo nesta terça-feira (11). As novidades incluem tecnologia baseada em inteligência artificial (IA) para identificar furtos, bloqueando automaticamente a tela do aparelho para evitar acesso indevido a arquivos e aplicativos sensíveis.
Além disso, para combater fraudes por meio de aplicativos, a empresa anunciou que os celulares Android no Brasil participarão de um novo programa piloto com uma versão aprimorada do Google Play Protect. Essa ferramenta de segurança, que já verifica apps em busca de vulnerabilidades, passará a bloquear a instalação de aplicativos baixados de fontes alternativas que exigem acesso a dados sensíveis.
IA para detecção de roubo e bloqueio de dispositivos
Os novos recursos contra roubo de celulares foram inicialmente anunciados no Google I/O, conferência global de desenvolvedores do Google, em maio. Ainda em fase de testes, essas funcionalidades poderão ser habilitadas por usuários de celulares Android (versão 10 ou superior) a partir de julho. O acesso para usuários de outros países será gradual ao longo deste ano.
Nesta fase, os brasileiros terão acesso a três soluções de proteção no momento do roubo e imediatamente após:
– Bloqueio por detecção de roubo: Utilizando IA, o recurso detecta se alguém rouba o celular da vítima e foge em velocidade, bloqueando rapidamente a tela do dispositivo.
– Bloqueio remoto: O novo recurso permitirá que o usuário bloqueie a tela do dispositivo inserindo apenas o número de telefone e concluindo um desafio de segurança, mesmo que não lembre a senha da Conta Google.
– Bloqueio de dispositivo offline: Este recurso bloqueará automaticamente a tela do celular Android se ele ficar longos períodos sem acesso à internet.
O acesso aos recursos beta será aberto ao público brasileiro em julho. O Google lançou um site dedicado (goo.gle/android-seguro) com um formulário para notificação por e-mail quando os novos recursos estiverem disponíveis.
Proteção contra fraudes e golpes
O Google também anunciou a expansão de um programa-piloto para proteger contra fraudes em celulares Android, que chegará ao Brasil ainda este mês. Usuários brasileiros terão uma versão aprimorada do Google Play Protect, que vai além da verificação de ameaças, bloqueando a instalação de aplicativos baixados de fontes não oficiais que pedem permissões de acesso sensíveis, como leitura de mensagens SMS e notificações.
Quando um usuário no Brasil tentar instalar um aplicativo nessas circunstâncias, o Play Protect bloqueará a instalação e enviará uma notificação explicando a razão. Desenvolvedores com apps que podem ser afetados são aconselhados a revisar as permissões solicitadas e seguir as práticas recomendadas.
O piloto com a versão aprimorada do Google Play Protect no Brasil começa no fim de junho e será ampliado gradualmente.
Compromisso com a segurança dos usuários
O Google está comprometido em trabalhar com governos, parceiros da indústria e outras partes interessadas para aumentar a segurança dos usuários. No Brasil, a empresa está em diálogo ativo com o governo e autoridades locais para garantir que as novas ferramentas de segurança estejam alinhadas com as necessidades da população.
“Estamos entusiasmados com a chegada dessas ferramentas inovadoras ao Brasil, que representam um avanço importante na proteção dos cidadãos contra furtos e na garantia da segurança de seus dados”, afirmou Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do Ministério da Justiça.
O Google também está colaborando com fabricantes como Motorola e Samsung, além de parceiros locais, para testar e integrar os novos recursos de segurança.
Como parte de seus esforços para proteger os usuários contra fraudes, o Google participará da conferência Febraban Tech, organizada pela Federação Brasileira de Bancos, para compartilhar mais informações sobre o piloto do Google Play Protect e educar os usuários sobre segurança.
“É crucial estabelecer parcerias em todo o ecossistema para proteger os usuários contra fraudes e outras ameaças móveis”, disse Walter Tadeu Pinto de Faria, Diretor Adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). “Estamos felizes em colaborar com o Google e esperamos que esses recursos piloto forneçam maior proteção contra fraudes, golpes e roubos.”
Com informações do portal A Crítica