28.3 C
Manaus
InícioAmazonasEm visita a Manaus, ministra Cármen Lúcia se reúne com autoridades e...

Em visita a Manaus, ministra Cármen Lúcia se reúne com autoridades e lideranças indígenas

Publicado em

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, esteve em Manaus onde cumpriu agenda ao lado de autoridades e lideranças indígenas nesta terça-feira (30). Durante a visita, ela recebeu um glossário com termos do poder judiciário traduzidos para povos originários.

A ministra visitou a comunidade Parque das Tribos, situada no bairro Tarumã-Açú, Zona Oeste de Manaus. O local reúne a maior concentração de indígenas dentro de área urbana em todo o Brasil.

Por lá, Cármen Lúcia conversou com lideranças indígenas e reforçou o compromisso com a garantia de que os povos originários conseguirão votar na eleição deste ano.

Horas antes, a presidente do TSE esteve reunida com a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Nélia Caminha Jorge, na sede do órgão. Ela recebeu uma edição do primeiro “Glossário de Termos do Poder Judiciário Traduzidos para a Língua Nheengatu”. O dialeto é considerado a “língua geral da Amazônia” e permite a comunicação entre comunidades de distintos povos indígenas espalhados por toda a região amazônica.

O glossário conta com 50 termos jurídicos e foi desenvolvido para dar oportunidade aos povos originários de entender o funcionamento da Justiça, seus direitos e deveres.

Durante a visita a Manaus, Cármen Lúcia também se encontrou com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador João Simões, e pelo vice-presidente e corregedor, desembargador Airton Gentil.

Em reunião no auditório do Tribunal Pleno, a ministra conheceu os dados acerca da estiagem nos rios da bacia amazônica, prevista pra ocorrer na mesma época em que será realizado o pleito de 2024.

Ao se pronunciar, a presidente do TSE deixou claro que o TSE vai dar todo apoio à Justiça Eleitoral do Amazonas, para que “todo eleitor possa, no dia do pleito, se dirigir ao seu local de votação de costume e exercer sua cidadania”.

Com informações do g1 Amazonas

Notícias recentes

Sine Manaus oferta 453 vagas de emprego nesta sexta-feira, 24/4

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 453 vagas de emprego...

‘Tom de Bossa’: Amazonas Band leva a bossa nova ao palco do Teatro da Instalação

O palco do Teatro da Instalação recebe, nesta quinta-feira (23/04), às 19h, o espetáculo...

Ministério da Saúde alerta para risco de casos de sarampo após Copa

O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o risco iminente de reintrodução e disseminação...

Operação Torre 7 apreende US$ 5 milhões e mira núcleo financeiro de grupo criminoso no Amazonas

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado deflagrou, nesta quarta-feira (22), a Operação...

leia mais

Sine Manaus oferta 453 vagas de emprego nesta sexta-feira, 24/4

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 453 vagas de emprego...

‘Tom de Bossa’: Amazonas Band leva a bossa nova ao palco do Teatro da Instalação

O palco do Teatro da Instalação recebe, nesta quinta-feira (23/04), às 19h, o espetáculo...

Ministério da Saúde alerta para risco de casos de sarampo após Copa

O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o risco iminente de reintrodução e disseminação...