A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Manaus inicia nesta segunda-feira (2). Nesta primeira fase, entre 2 de setembro e 26 de outubro, devem ser imunizadas crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias).
A campanha faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para a região norte do país que antecipa a vacinação contra a doença para o último trimestre do ano, antes do período chuvoso que coincide com a época de sazonalidade da doença.
A meta é vacinar 90% do grupo prioritário. A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, destaca a importância da campanha para a saúde pública da região.
“Os estados da região norte passaram a ter um calendário diferenciado e a vacina contra a influenza é disponibilizada antes do início do período chuvoso, quando geralmente há mais casos de gripe”, explica Tatyana.
O Amazonas também contará com um Dia D de mobilização contra a Influenza, agendado para 28 de setembro e de responsabilidade da organização pelas secretarias municipais de saúde.
Na capital do Amazonas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), irá dispor de 161 salas de vacinação. Os endereços podem ser consultados no site: www.manaus.am.gov.br/semsa
Grupos
Para a vacina contra a Influenza, as pessoas dos grupos prioritários deverão procurar uma das salas de vacinação, levando o cartão de vacinação. um documento de identidade oficial com foto e o Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS). Caso não possua o Cartão do SUS, ele pode ser solicitado no posto de saúde.
- Crianças de seis meses a menores de dois anos
- Gestantes
- Puérperas
- Profissionais de saúde e educação
- Idosos,
- População indígena
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas e eficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores dos transportes coletivos
- Trabalhadores portuários
- População privada de liberdade
- Funcionários do sistema privado de liberdade.
Com informações do g1 Amazonas