28.3 C
Manaus
InícioAmazonasÚltimos dias para inscrições na Oficina de Cinema, Educação e Direitos Humanos...

Últimos dias para inscrições na Oficina de Cinema, Educação e Direitos Humanos em Manaus

Publicado em

As inscrições para a Oficina de Cinema, Educação e Direitos Humanos em Manaus podem ser realizadas até o dia 20 de setembro, através do link: https://docs.google.com/forms. A oficina ocorrerá a partir da terça-feira, 24 de setembro, até a quinta-feira, 26 de setembro, no Instituto Federal do Amazonas (Ifam) – Campus Centro,  localizado na Avenida Sete de Setembro, 1975, das 8h às 11h. A iniciativa é voltada para educadores do ensino básico e superior, trabalhadores da área de saúde mental, profissionais de coletivos artísticos, culturais  e de assistência social, além de interessados nas relações entre cinema, educação e direitos humanos. A atividade faz parte da programação da 14º Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que ocorrerá em novembro em Manaus, também no Ifam.

A oficina tem o objetivo de proporcionar um espaço de criação e experimentação, unindo cinema e educação para abordar os direitos humanos. Conduzida pelo oficineiro Wallace Lira, a atividade é baseada na metodologia do projeto “Inventar com a Diferença”, uma forma de olhar e escutar o mundo, através de reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais, por meio da linguagem audiovisual. A atividade conta com a produção local da Manaus Amazônia Galeria de Arte em conjunto com Ifam e a produção nacional do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói), com a realização do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, do Governo Federal.

Com carga horária de 9 horas, a oficina será distribuída em três dias e os participantes receberão um certificado emitido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que reconhece o uso do cinema como ferramenta educativa para os direitos humanos. Estudantes que participarem da oficina, poderão utilizar o certificado como horas complementares em seus cursos de graduação.

Utilizando também a metodologia “Pedagogia do Dispositivo” a oficina inclui exercícios criativos para estimular a observação sensível, o olhar crítico e a escuta ativa. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o “Minuto Lumière” e o “Filme-Carta” para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.

Após a realização, os participantes em Manaus poderão aplicar a metodologia do projeto “Inventar com a Diferença” em seus contextos sociais durante uma etapa de reaplicação em outubro. Esse momento tem como objetivo expandir o impacto do conhecimento adquirido, permitindo que os participantes implementem as técnicas aprendidas em suas comunidades.

Sobre Wallace Lira

Wallace Lira tem mestrado em Educação e Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente ele é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Sobre a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, um dos mais importantes eventos culturais do país, é uma produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói) e realização do Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que este ano continua seu leque de parcerias através do viés da educação, conectando as instituições federais de ensino nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.

Ela é uma celebração anual que promove a discussão e reflexão sobre os direitos humanos por meio da exibição de filmes nacionais e internacionais. Com uma programação rica e diversificada, a Mostra busca engajar o público em temas relevantes e atuais, promovendo a inclusão, a diversidade e a cidadania. Nela participam jovens curadores e diretores que, após serem selecionados através de edital, podem exibir suas obras e/ou contribuir com curadorias que enriquecem a programação da Mostra.

Com informações da assessoria de imprensa

Notícias recentes

Segunda Parada Natalina da Prefeitura de Manaus encanta milhares de pessoas na Ponta Negra

Dando continuidade à programação do “Natal dos Sonhos – É tempo de sonhar, compartilhar...

Sindarma celebra 150 anos da Capitania Fluvial da Amazônia na Aleam

O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma) participou na tarde de...

TCE-AM participa da abertura do Encontro Nacional de Corregedores e Fórum Fundiário Nacional

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, e...

Em áudio, general afirmou que Bolsonaro deu aval para golpe até 31/12

O general da reserva Mário Fernandes (foto), um dos presos na Operação Contragolpe, da...

leia mais

Segunda Parada Natalina da Prefeitura de Manaus encanta milhares de pessoas na Ponta Negra

Dando continuidade à programação do “Natal dos Sonhos – É tempo de sonhar, compartilhar...

Sindarma celebra 150 anos da Capitania Fluvial da Amazônia na Aleam

O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma) participou na tarde de...

TCE-AM participa da abertura do Encontro Nacional de Corregedores e Fórum Fundiário Nacional

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, e...