28.3 C
Manaus
InícioGeralFluxo de Caminhões e Carretas na BR-319 é Normalizado Após Ações Emergenciais

Fluxo de Caminhões e Carretas na BR-319 é Normalizado Após Ações Emergenciais

Publicado em

A travessia de caminhões e carretas na BR-319, nos trechos fluviais entre o Porto da Ceasa e o Careiro da Várzea e sobre o Rio Igapó-Açu (Km 260), voltou a ocorrer sem filas. A normalização ocorreu após articulações do senador Eduardo Braga (MDB) junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A seca na região havia provocado filas de até 14 quilômetros e espera de até oito dias para a travessia no Igapó-Açu, além de uma espera de três dias no trecho entre a Ceasa e o Careiro da Várzea.

Medidas emergenciais foram implementadas para minimizar os impactos econômicos e evitar o desabastecimento de alimentos e combustíveis em Manaus, Boa Vista e Porto Velho, além de garantir o transporte de componentes e o escoamento da produção do Distrito Industrial de Manaus.

Em Brasília, Eduardo Braga se reuniu com o presidente Lula e o ministro dos Transportes, Renan Filho, que autorizaram a formulação de um plano emergencial. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e outros órgãos, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, participaram das ações.

Entre as medidas adotadas, houve a ampliação do horário de funcionamento das balsas no trecho Ceasa-Careiro, que passaram a operar durante a noite, reduzindo o tempo de embarque. A Antaq também autorizou a empresa Aiub Turismo Ltda a operar na travessia por 180 dias.

No Igapó-Açu, foram realizadas obras de rebaixamento e asfaltamento nas encostas do rio, além da instalação de um cabo de aço para agilizar a passagem dos veículos. O DNIT instalou iluminação no local para permitir a operação noturna, com suporte da concessionária Amazonas Energia.

A balsa que opera no trecho transporta até três veículos por vez devido ao baixo nível das águas, o que limita a capacidade de carga. João Maria Ferreira, gerente regional da Antaq, explicou que a tração dos veículos pesados continua sendo um desafio, exigindo, em alguns casos, o uso de máquinas para auxiliar os caminhões a subir as rampas.

A retomada do fluxo normal beneficiou caminhoneiros e comerciantes da região. O caminhoneiro Neidson Silva relatou que, após a instalação das novas estruturas, as filas desapareceram. A comerciante Nilda Castro, que atua próximo ao Igapó-Açu, pediu a construção de uma ponte no local para solucionar o problema de forma definitiva.

As ações foram conduzidas com o apoio de diversos órgãos e prefeituras locais, visando melhorar a mobilidade e reduzir os transtornos causados pela seca.

Com informações da Assessoria

Notícias recentes

El Niño pode aumentar casos de chikungunya e dengue no Brasil

O fenômeno climático El Niño pode se manifestar de forma moderada a forte a...

Exposição celebra os 30 anos da urna eletrônica no Brasil

A exposição “30 anos da Urna Eletrônica: A evolução que fortalece a democracia” começou...

Mais de 700 kg de skunk são apreendidos em operação no Tupé, em Manaus

Uma operação das forças de segurança do Amazonas resultou na apreensão de mais de...

Sine Manaus oferta 726 vagas de emprego nesta sexta-feira, 24/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 726 vagas de emprego em...

leia mais

El Niño pode aumentar casos de chikungunya e dengue no Brasil

O fenômeno climático El Niño pode se manifestar de forma moderada a forte a...

Exposição celebra os 30 anos da urna eletrônica no Brasil

A exposição “30 anos da Urna Eletrônica: A evolução que fortalece a democracia” começou...

Mais de 700 kg de skunk são apreendidos em operação no Tupé, em Manaus

Uma operação das forças de segurança do Amazonas resultou na apreensão de mais de...