28.3 C
Manaus
InícioPolíticaVereadores rejeitam proposta de vincular salário a 95% de presença em sessões

Vereadores rejeitam proposta de vincular salário a 95% de presença em sessões

Publicado em

Vereadores da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da CMM (Câmara Municipal de Manaus) rejeitaram nesta quarta-feira (4) a proposta que condicionava o pagamento do salário dos vereadores à presença deles em 95% das sessões plenárias.

A proposta foi chamada de “mecanismo anti-gazeteiros” pelo autor, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas). O parlamentar afirmou que atualmente não há rigidez na frequência e presença dos vereadores, permitindo com que recebam seus salários sem qualquer desconto, diferente do trabalhador comum.

“O objetivo é moralizar a Câmara Municipal e acabar com os inúmeros dias de plenário vazio e sessões canceladas por falta de quórum. Vereador se faltar deve ser registrada a falta mas se ele não tiver 95% de presença, nem salário deve receber. O compromisso do vereador é estar aqui, no horário regimental exercendo seu papel”, afirmou Guedes.

O vereador apresentou a ideia em formato de emenda ao projeto de lei que garantiu o aumento do salário dos parlamentares de R$ 18 mil para 26 mil a partir do próximo ano.

O texto sugerido previa que o vereador só receberia o salário se comparecesse a, no mínimo, 95% das sessões plenárias. A presença seria verificada no final de cada mês.

Além disso, a presença seria registrada através do ponto eletrônico a cada meia hora durante as sessões plenárias e as justificativas de ausência, para serem validadas, teriam que ser aprovadas em plenário, salvo em casos previstos em lei, como saúde e direitos garantidos na legislação.

Na sessão da CCJR, os vereadores Gilmar Nascimento, Fransuá, João Carlos, Mitoso, Eduardo Assis, Professor Samuel e Marcel Alexandre recusaram a emenda apresentada por Guedes. Os vereadores aprovaram o texto original, sem mudanças.

 

Com informações do Amazonas Atual

Notícias recentes

El Niño pode aumentar casos de chikungunya e dengue no Brasil

O fenômeno climático El Niño pode se manifestar de forma moderada a forte a...

Exposição celebra os 30 anos da urna eletrônica no Brasil

A exposição “30 anos da Urna Eletrônica: A evolução que fortalece a democracia” começou...

Mais de 700 kg de skunk são apreendidos em operação no Tupé, em Manaus

Uma operação das forças de segurança do Amazonas resultou na apreensão de mais de...

Sine Manaus oferta 726 vagas de emprego nesta sexta-feira, 24/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 726 vagas de emprego em...

leia mais

El Niño pode aumentar casos de chikungunya e dengue no Brasil

O fenômeno climático El Niño pode se manifestar de forma moderada a forte a...

Exposição celebra os 30 anos da urna eletrônica no Brasil

A exposição “30 anos da Urna Eletrônica: A evolução que fortalece a democracia” começou...

Mais de 700 kg de skunk são apreendidos em operação no Tupé, em Manaus

Uma operação das forças de segurança do Amazonas resultou na apreensão de mais de...