O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) publica Nota Oficial em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), destacando a importância do modelo para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Brasil. A nota alerta sobre os ataques infundados e campanhas de desinformação que ressurgem com a iminência da Reforma Tributária.
A ZFM, que representa 30% do PIB e mais de 50% da arrecadação de impostos federais da região Norte, é um pilar da economia amazonense, gerando mais de 500 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, o modelo é essencial para a preservação da floresta amazônica, que mantém 98% de sua cobertura primária intacta, contribuindo para o equilíbrio climático global.
A entidade destaca que o texto da Reforma Tributária aprovado no Senado respeita as garantias constitucionais da ZFM até 2073 e que a regulamentação atual não cria privilégios, mas preserva a competitividade da região.
CIEAM conclama a Câmara dos Deputados e o Congresso Nacional a protegerem a Zona Franca de Manaus, garantindo um modelo de desenvolvimento inclusivo que preserve a Amazônia e assegure um futuro sustentável.
Leia a nota completa no link.