O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou, na tarde de sexta-feira (17), a diplomação do prefeito reeleito de Manaus, David Almeida (Avante), do vice-prefeito eleito, Renato Júnior (Avante), e dos 41 vereadores eleitos e reeleitos para a próxima legislatura.
Com a diplomação, todos os eleitos estão aptos a assumir seus cargos no próximo ano. O prefeito reeleito e seu vice tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2025. Já os vereadores da nova legislatura serão empossados em fevereiro, quando se inicia o ano legislativo.
“Me coloco grato por tudo o que Deus fez e por tudo o que o povo fez por mim e pelos vereadores, porque o mandato nos foi concedido pelo povo de Manaus […] para que possamos, dentro das nossas áreas de atuação, gerenciar os recursos públicos, aplicá-los da melhor maneira possível e melhorar as condições de vida do povo de Manaus”, afirmou o prefeito.
A cerimônia aconteceu no prédio anexo do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Tjam), localizado na Avenida André Araújo, na Zona Centro-Sul de Manaus, e contou com a presença dos eleitos e seus familiares. O ato foi presidido pelo atual presidente do TRE-AM, desembargador João Simões.
O governador Wilson Lima (União Brasil), adversário político de David Almeida, não participou da cerimônia. Ele foi representado pelo vice-governador Tadeu de Souza (Avante), indicado pelo atual prefeito da capital em 2022, quando ambos, David e Wilson, ainda eram aliados.
Quanto aos suplentes que apresentaram prestação de contas de campanha, os diplomas poderão ser acessados e obtidos por meio do site do TRE-AM.
Eleições 2024
Na capital amazonense, David Almeida, do Avante, foi reeleito no segundo turno com 54,59% dos votos, totalizando 576.171 votos, de acordo com a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato eleito derrotou Capitão Alberto Neto (PL), que teve pouco mais de 45% dos votos válidos.
Já na Câmara Municipal, a nova legislatura é a com o menor número de mudanças nos últimos 12 anos. Dos 41 atuais vereadores, 28 foram reeleitos, enquanto apenas 13 ocuparão uma vaga pela primeira vez, resultando em uma renovação de quase 32%.
Para o próximo ano, a cidade vai contar com um orçamento de R$ 10,5 bilhões, R$ 1,5 bilhão a mais que em 2024. Entre as prioridades destacadas pelo prefeito reeleito para o próximo mandato estão a mobilidade urbana e a construção do primeiro hospital municipal da capital.
Com informações do g1 Amazonas