Mudas de ingá-xixica, ipê-amarelo, jutairana, lofantera (conhecida como chuva de ouro da Amazônia) e oitizeiro serão plantadas no canteiro central da Avenida Constantino Nery, zona centro-sul de Manaus. São 150 mudas para completar a arborização da via, que liga o Centro às zonas norte e oeste da capital.
O plano de arborização da cidade estabelece o plantio de 15 mil mudas este ano, anunciou o prefeito em exercício Renato Júnior na manhã desta segunda-feira (13) ao fazer o plantio simbólico de um oitizeiro.
“Em 2024 foram plantadas cinco mil árvores, o que já é um número significativo. Contudo, para 2025 assumimos o compromisso de intensificar as ações de arborização e alcançar a meta de 15 mil novas árvores. Não será feito de qualquer forma, contaremos com a orientação técnica da secretaria responsável”, afirmou Renato Júnior.
O Programa Municipal de Arborização e Conservação Florestal Manaus Verde é coordenado pela Semmasclima (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima).
O programa envolve todas as secretarias municipais. No caso da Educação, a participação é no ensino ambiental. A de Saúde orientará sobre os benefícios da vegetação urbana para amenizar o calor e prevenir doenças.
“Queremos uma cidade mais verde em sua área urbana. As demais secretarias se unirão nesse esforço para transformar Manaus em uma capital mais arborizada, contribuindo para um clima melhor”, disse o prefeito.
Renato Júnior anunciou que o aumento da cobertura vegetal será feito em todas as principais vias da cidade, em áreas públicas e no entorno do Parque do Mindu. “Não se trata apenas de plantar para fotografar ou divulgar ações politiqueiras, como muitos fazem. O plantio será técnico e responsável. As mudas precisam ter o tamanho adequado e contarão com monitoramento constante. À noite, caminhões-pipa farão a irrigação de todas as mudas para garantir seu desenvolvimento”, afirmou.
O secretário da Semmasclima, Fransuá Matos, disse que as árvores plantadas são registradas em um mapa para o monitoramento contínuo. Além disso, todas as mudas recebem cuidados específicos, como a correção do solo com esterco, terra preta para nutrição e calcário para ajustar a acidez. “Os berços [buracos] onde as mudas são plantadas têm dimensões maiores para assegurar que recebam os nutrientes necessários para o crescimento saudável”, disse.