28.3 C
Manaus
InícioBrasilBolsonaro segue em observação e pode ter alta na quinta-feira

Bolsonaro segue em observação e pode ter alta na quinta-feira

Publicado em

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanecerá em observação, por pelo menos 48 horas, após ter sido submetido a uma nova cirurgia nesta segunda-feira (29), em Brasília.A intervenção, concluída por volta das 15h, buscou tratar das crises de soluços persistentes do ex-presidente, por meio do bloqueio do nervo frênico esquerdo – responsável pelo controle do diafragma. No sábado (27), o mesmo procedimento foi feito do lado direito.Em entrevista a jornalistas, médicos que acompanham o ex-presidente atualizaram seu quadro clínico, que foi classificado como estável. “A gente precisa de pelo menos de 48 horas para avaliação de resultados, complicações, etc. Esse tempo será aguardado, independente que qualquer coisa”, assegurou o cirurgião Cláudio Birolini.

“Ainda está prevista a realização de uma nova endoscopia digestiva alta, possivelmente amanhã [30] ou na quarta-feira [31]. A gente está trabalhando com a hipótese de que, se não houver novas intercorrências, ele fique aqui até, quinta-feira, dia 1º  [de janeiro]”, acrescentou o médico.

Segundo o cardiologista Brasil Caiado, a crise de “soluços persistentes ou intratáveis”, como são chamados os episódios manifestados pelo ex-presidente, se referem a quadros extremamente raros, decorrentes de doenças do trato gastrointestinal e problemas no abdômen. O ex-presidente convive com os dois problemas. Além da cirurgia no nervo do diafragma, o tratamento consiste em controle de alimentação e medicação.

O ex-presidente também passou por uma crise de pressão alta nos últimos dias, que já foi controlada, segundo o médico.

Jair Bolsonaro está internado no Hospital DF Star, na capital federal, desde o dia 24 de dezembro. Ele foi submetido, no dia de Natal, a uma cirurgia de hérnia inguinal.

O ex-presidente foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a deixar a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação pela trama golpista.

Notícias recentes

Arthur Virgílio defende fim da polarização e diz que Brasil precisa voltar a pensar grande

Em um Brasil marcado por disputas políticas cada vez mais acirradas, o ex-prefeito de...

Alberto Neto participa de encontro do PL sobre estratégia para o Senado

O deputado federal e candidato ao Senado pelo Amazonas, Capitão Alberto Neto (PL-AM), participou...

CORECON-AM/RR analisa impactos da estiagem sobre a economia do Amazonas

O Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (CORECON-AM/RR) avalia como a estiagem...

TRF-1 mantém decisões favoráveis ao Projeto Potássio Autazes e impede o encaminhamento de recursos aos tribunais superiores do Brasil

A Brazil Potash (NYSE-American: GRO), empresa de produção e desenvolvimento mineral que está implantando...

leia mais

Arthur Virgílio defende fim da polarização e diz que Brasil precisa voltar a pensar grande

Em um Brasil marcado por disputas políticas cada vez mais acirradas, o ex-prefeito de...

Alberto Neto participa de encontro do PL sobre estratégia para o Senado

O deputado federal e candidato ao Senado pelo Amazonas, Capitão Alberto Neto (PL-AM), participou...

CORECON-AM/RR analisa impactos da estiagem sobre a economia do Amazonas

O Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (CORECON-AM/RR) avalia como a estiagem...