28.3 C
Manaus
InícioPolíticaDeputado questiona Itamaraty sobre possível classificação de PCC e CV como organizações...

Deputado questiona Itamaraty sobre possível classificação de PCC e CV como organizações terroristas

Publicado em

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) protocolou um requerimento de informação ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil para que o governo federal esclareça qual é a posição do país sobre a possível classificação de facções criminosas brasileiras como organizações terroristas pelos Estados Unidos.

O parlamentar cobra explicações sobre a postura do governo diante de discussões internacionais que envolvem o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV). Segundo ele, as organizações já ultrapassaram o alcance local e passaram a atuar em redes criminosas com presença em diferentes países.

“O PCC e o Comando Vermelho deixaram de ser apenas facções locais. Hoje são estruturas criminosas complexas, com presença internacional, redes de lavagem de dinheiro e enorme capacidade de intimidação social”, afirmou o deputado.

No documento encaminhado ao Itamaraty, o parlamentar solicita informações sobre eventuais ressalvas do governo brasileiro à classificação dessas organizações como terroristas e quais medidas estão sendo adotadas para enfrentar o crime organizado com atuação transnacional.

A iniciativa ocorre após reportagens da imprensa nacional apontarem que o Brasil estaria tentando convencer os Estados Unidos a não enquadrar as facções nessa categoria, sob o argumento de que a medida poderia ferir a soberania nacional.

Para Alberto Neto, a expansão das organizações criminosas brasileiras exige uma resposta mais firme do Estado. “Não podemos tratar organizações que dominam territórios, desafiam o Estado e espalham violência pelo continente como se fossem apenas um problema local”, declarou.

O deputado também afirmou que o crescimento dessas facções demonstra que o crime organizado brasileiro passou a integrar redes criminosas globais ligadas ao tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro.

O requerimento agora aguarda resposta oficial do Ministério das Relações Exteriores.

Notícias recentes

Nossa Senhora Aparecida: 95 anos da padroeira do Brasil; entenda

Em 1717, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso navegavam pelo Rio Paraíba do...

Ato pró-Lula reúne apoiadores no Centro de Manaus em meio à fumaça das queimadas

Apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocuparam as ruas do Centro...

Amazonas concentra um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Ibama no país, afirma ministro

O Amazonas concentra cerca de um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Instituto...

Governo do Amazonas decreta emergência em 36 municípios afetados por queimadas

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), decretou situação de emergência em 36...

leia mais

Nossa Senhora Aparecida: 95 anos da padroeira do Brasil; entenda

Em 1717, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso navegavam pelo Rio Paraíba do...

Ato pró-Lula reúne apoiadores no Centro de Manaus em meio à fumaça das queimadas

Apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocuparam as ruas do Centro...

Amazonas concentra um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Ibama no país, afirma ministro

O Amazonas concentra cerca de um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Instituto...