28.3 C
Manaus
InícioAmazonasAdjuto Afonso destaca importância da BR-317 para o desenvolvimento do Sul do...

Adjuto Afonso destaca importância da BR-317 para o desenvolvimento do Sul do Amazonas

Publicado em

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), subiu à tribuna da Casa Legislativa, na manhã desta quarta-feira (13), para destacar a importância da audiência pública realizada em Boca do Acre, localizado a 1.023 quilômetros de Manaus, sobre a pavimentação da BR-317/AM, e defender a continuidade dos investimentos para conclusão da rodovia.

A audiência pública, promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), discutiu o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) das obras de pavimentação nos trechos entre Boca do Acre e a divisa do Amazonas com o estado do Acre. O projeto prevê a pavimentação de 45,1 quilômetros da estrada, com investimento estimado em aproximadamente R$ 143,5 milhões.

Durante o pronunciamento, o presidente ressaltou que a BR-317 representa uma necessidade histórica para os municípios do Sul do Amazonas, especialmente para a população da região do Purus, que enfrenta dificuldades de mobilidade, transporte e acesso a serviços básicos.
“Estamos falando de uma obra fundamental para o desenvolvimento econômico e social daquela região. A BR-317 significa mais dignidade, mais oportunidade e melhores condições de vida para milhares de amazonenses que dependem dessa estrada para trabalhar, estudar, produzir e ter acesso à saúde”, afirmou o parlamentar.

O deputado destacou ainda que a pavimentação da rodovia fortalece o escoamento da produção agropecuária e extrativista de municípios como Boca do Acre, além de impulsionar o comércio, o turismo e a integração regional entre Amazonas, Acre e países vizinhos, como Peru e Bolívia.

Adjuto Afonso também defendeu a garantia dos recursos necessários para que todas as etapas do projeto sejam executadas com responsabilidade e dentro da legalidade ambiental.

“É importante assegurar os investimentos para que essa obra avance, respeitando todos os critérios ambientais e sociais exigidos pelos órgãos competentes. O povo daquela região espera há muitos anos por essa melhoria e precisa dessa resposta”, declarou.

Audiência pública

Durante a audiência pública, foram apresentados estudos sobre os impactos ambientais da obra, incluindo medidas mitigadoras voltadas à proteção da fauna amazônica, monitoramento da qualidade da água, controle de erosão e preservação dos territórios indígenas Apurinã, Boca do Acre e Camicuã.

Entre as medidas previstas pelo DNIT em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), estão o monitoramento territorial, programas de preservação cultural, passagens de fauna, controle de acesso ilegal às áreas indígenas e diálogo permanente com as lideranças locais.

A audiência contou com a participação de representantes do Ibama, DNIT e Funai, além do vice-prefeito de Boca do Acre, Luiz Alves (MDB); da vereadora Ana Queiroz (Mobiliza); de lideranças indígenas; vereadores do município; produtores rurais; e autoridades municipais de Boca do Acre, Lábrea e Porto Acre.

Notícias recentes

Entra em vigor decisão dos EUA de considerar facções como terroristas

Entrou em vigor nesta sexta-feira (5) a decisão do governo de Donald Trump, nos...

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira (05) em Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), dá início,...

Deputado participa da abertura dos Jogos Estudantis do Alto Solimões em Benjamin Constant

BENJAMIN CONSTANT (AM) – O deputado federal Capitão Alberto Neto participou, na quinta-feira (4),...

Evento Corre de Quinta altera trânsito e linhas de ônibus

 A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizará...

leia mais

Entra em vigor decisão dos EUA de considerar facções como terroristas

Entrou em vigor nesta sexta-feira (5) a decisão do governo de Donald Trump, nos...

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira (05) em Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), dá início,...

Deputado participa da abertura dos Jogos Estudantis do Alto Solimões em Benjamin Constant

BENJAMIN CONSTANT (AM) – O deputado federal Capitão Alberto Neto participou, na quinta-feira (4),...