28.3 C
Manaus
InícioGeralAmazonas intensifica ações de prevenção ao tráfico humano durante campanha internacional em...

Amazonas intensifica ações de prevenção ao tráfico humano durante campanha internacional em julho

Publicado em

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realiza, ao longo do mês de julho, uma programação voltada à prevenção e ao combate ao tráfico de pessoas no Amazonas. As ações integram a Campanha Internacional de Enfrentamento ao Tráfico Humano, que neste ano tem como tema “Aprisionados pelo Golpe”, destacando uma modalidade criminosa em que vítimas são aliciadas para aplicar golpes financeiros.

A programação inclui oficinas, treinamentos e atividades de conscientização em Manaus e nos municípios de Tabatinga, Manacapuru e Presidente Figueiredo. A iniciativa pretende capacitar gestores públicos, lideranças comunitárias e integrantes da rede de proteção para identificar, atender e encaminhar possíveis casos de tráfico de pessoas.

Além das capacitações, equipes da Sejusc promoverão ações de sensibilização na rodoviária e no porto de Manaus, orientando a população sobre os riscos, formas de prevenção e canais de denúncia.

Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, a campanha busca alertar sobre uma nova modalidade do crime, em que pessoas são atraídas por falsas oportunidades de trabalho no exterior e acabam sendo exploradas por organizações criminosas.

“Nosso alerta para a população, sobretudo entre os mais jovens, é desconfiar de propostas de trabalho fácil com grande retorno financeiro no exterior. Muitas vezes o que parecia ser um sonho pode ser um grande pesadelo”, afirmou.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os criminosos costumam recrutar vítimas por meio de anúncios falsos de emprego. Ao chegarem ao destino, elas são mantidas em locais de confinamento e obrigadas a participar de fraudes cibernéticas, como golpes românticos, fraudes com criptomoedas e outros esquemas financeiros, sob ameaças, violência e servidão por dívida.

Dados da Polícia Federal mostram que, entre 2021 e julho de 2024, foram instaurados 325 inquéritos para investigar crimes relacionados ao tráfico de pessoas no Brasil.

As denúncias podem ser feitas em qualquer unidade policial, além dos canais nacionais Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos, e Ligue 180, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.

Como símbolo da campanha, a ONU utiliza o Coração Azul, que representa a solidariedade às vítimas do tráfico humano e faz referência à frieza dos responsáveis por esse tipo de exploração.

Notícias recentes

Manaus 357 anos: Sindarma alerta sobre o futuro da infraestrutura e segurança fluvial na capital

Amanhã (24), Manaus celebra 357 anos consolidando uma história que é inseparável das águas...

Outubro Rosa: Sindsemp-AM reforça importância da mamografia a partir dos 40 anos e do diagnóstico precoce

O Brasil deve registrar 78.610 novos casos de câncer de mama por ano no...

Construtora lança aplicativo próprio para otimizar a rotina e impulsionar vendas de 6 mil corretores

A tecnologia tornou-se indispensável no mercado imobiliário, mas a fragmentação de ferramentas ainda é...

CIEAM celebra os 357 anos de Manaus e destaca o papel da indústria na construção do futuro da Amazônia

Manaus completa 357 anos neste sábado, 24 de outubro, celebrando uma trajetória marcada pela...

leia mais

Manaus 357 anos: Sindarma alerta sobre o futuro da infraestrutura e segurança fluvial na capital

Amanhã (24), Manaus celebra 357 anos consolidando uma história que é inseparável das águas...

Outubro Rosa: Sindsemp-AM reforça importância da mamografia a partir dos 40 anos e do diagnóstico precoce

O Brasil deve registrar 78.610 novos casos de câncer de mama por ano no...

Construtora lança aplicativo próprio para otimizar a rotina e impulsionar vendas de 6 mil corretores

A tecnologia tornou-se indispensável no mercado imobiliário, mas a fragmentação de ferramentas ainda é...