28.3 C
Manaus
InícioPolíciaMais de 700 kg de skunk são apreendidos em operação no Tupé,...

Mais de 700 kg de skunk são apreendidos em operação no Tupé, em Manaus

Publicado em

Uma operação das forças de segurança do Amazonas resultou na apreensão de mais de 700 quilos de skunk nas proximidades da comunidade do Tupé, na zona rural de Manaus. A ação, realizada pela Polícia Civil e pela Polícia Militar, chamou atenção dos investigadores pelas embalagens utilizadas para transportar a droga, que traziam imagens estilizadas aparentemente geradas por inteligência artificial (IA).

Os pacotes exibiam figuras vestidas com trajes semelhantes aos de freiras, usando óculos escuros, correntes douradas e roupas com estampas que faziam referência visual à grife de luxo Louis Vuitton. Segundo as autoridades, esse tipo de identidade visual funciona como uma espécie de assinatura utilizada por grupos criminosos para identificar carregamentos e organizações responsáveis pelo entorpecente.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Paiva, explicou que a padronização das embalagens auxilia o trabalho de investigação. “É justamente para identificar o consórcio, a quem pertence esse entorpecente. Então, eles fazem consórcio para trazer esses entorpecentes para passar pelos nossos rios e fazer a distribuição”, afirmou.

Durante a abordagem, os suspeitos que transportavam a droga tentaram fugir e, segundo a polícia, efetuaram disparos contra as equipes que estavam nas embarcações. Houve confronto e os envolvidos morreram.

De acordo com o coordenador da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), Juan Valério, os equipamentos utilizados pelas forças de segurança foram fundamentais para a ação durante a noite. O coordenador destacou ainda que a operação contou com equipamentos optrônicos, como binóculos de visão noturna e sistemas de visão termal, que permitiram a localização dos alvos em meio à escuridão dos rios.

A apreensão no Tupé ocorreu durante uma sequência de ações contra o tráfico de drogas no Amazonas. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Bruno Fraga, em três dias as forças de segurança apreenderam 3,2 toneladas de entorpecentes, incluindo 2,5 toneladas de cocaína e os 700 quilos de skunk.

“Em basicamente três dias, nós apreendemos 3,2 toneladas de entorpecentes, sendo 2,5 toneladas de cocaína, um prejuízo de aproximadamente R$ 190 milhões aos narcotraficantes, e agora 700 kg de skunk, um prejuízo aproximado de R$ 14 milhões para esses criminosos”, afirmou.

Notícias recentes

Piratas invadem ferry boat e fazem passageiros reféns durante assalto no Amazonas

Mais de 200 passageiros passaram por momentos de tensão durante um ataque de piratas...

Bancários rejeitam proposta da Caixa e mantêm greve nacional

Os empregados da Caixa Econômica Federal rejeitaram a proposta final apresentada pelo banco e decidiram manter a...

Adjuto Afonso reúne representantes da cultura popular e recebe homenagem como “Embaixador da Cultura e do Folclore do Amazonas”

O deputado estadual e candidato à reeleição Adjuto Afonso (UB) foi homenageado, na noite...

Complexo viário Passarão terá primeira etapa liberada na próxima quinta-feira em Manaus

A primeira etapa do complexo viário Passarão, na zona Oeste de Manaus, será entregue...

leia mais

Piratas invadem ferry boat e fazem passageiros reféns durante assalto no Amazonas

Mais de 200 passageiros passaram por momentos de tensão durante um ataque de piratas...

Bancários rejeitam proposta da Caixa e mantêm greve nacional

Os empregados da Caixa Econômica Federal rejeitaram a proposta final apresentada pelo banco e decidiram manter a...

Adjuto Afonso reúne representantes da cultura popular e recebe homenagem como “Embaixador da Cultura e do Folclore do Amazonas”

O deputado estadual e candidato à reeleição Adjuto Afonso (UB) foi homenageado, na noite...