Um incêndio que começou no domingo (6) continua ativo nesta terça-feira (8) em uma área de vegetação no Ramal da Família, no km 17 da Estrada de Novo Airão. As chamas já atingem o terceiro dia e a fumaça tem preocupado moradores que vivem nas proximidades.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foram enviadas ao local para combater o fogo. O acesso aos pontos mais atingidos, no entanto, é dificultado pelo terreno, o que impede a aproximação dos militares em algumas áreas.
Para evitar que as chamas avancem, os bombeiros estão abrindo faixas na vegetação, retirando o material que pode servir de combustível para o fogo. A estratégia criou uma área de proteção próxima a algumas casas e reduziu, momentaneamente, o risco de as chamas chegarem às residências.
Apesar disso, o incêndio ainda tem focos espalhados pela área de mata.
A fumaça também tem afetado quem mora na região. Em alguns trechos do Ramal da Família, a concentração é intensa e já foi percebida em Manacapuru, contribuindo para a piora da qualidade do ar.
Outro incêndio, que permanece há vários dias na região do lixão de Manacapuru, também contribui para o aumento da fumaça na região.
Até o momento, não foram informadas as causas do incêndio no Ramal da Família.





