28.3 C
Manaus
InícioAmazonasManaus registra mais de 4 mil casos de malária em 2026; Semsa...

Manaus registra mais de 4 mil casos de malária em 2026; Semsa reforça prevenção em áreas de rios, igarapés e balneários

Publicado em

Manaus registrou 4.748 casos de malária entre janeiro e agosto de 2026. Com o aumento das temperaturas e da frequência da população em rios, igarapés e balneários, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reforça as orientações para prevenir a doença, principalmente em áreas próximas a matas e comunidades rurais e periurbanas.

A malária é transmitida pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles, e não pelo contato com a água. O inseto é encontrado com maior frequência em áreas próximas a rios, lagos, igarapés e matas.

Entre maio e agosto, 2.174 casos foram registrados em Manaus. Segundo o monitoramento da Semsa, 21 localidades concentraram até 50% das ocorrências no período. Os principais locais prováveis de infecção estavam em áreas da zona Leste, em comunidades e ramais ao longo da BR-174 e em localidades do Tarumã, na zona Oeste.

O mosquito transmissor apresenta maior atividade ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, a orientação é evitar a exposição nesses horários em áreas de risco e adotar medidas de proteção, como uso de repelente, roupas de mangas compridas e calças, telas em portas e janelas e mosquiteiros durante o descanso ou pernoite.

Sintomas e diagnóstico

Os principais sintomas da malária são febre alta, calafrios, tremores, suor intenso, dor de cabeça, dores no corpo, cansaço e mal-estar. Os sinais costumam surgir entre sete e 15 dias após a infecção.

A Semsa orienta que pessoas que apresentarem febre após frequentarem balneários, áreas de mata ou comunidades próximas a rios e igarapés procurem uma unidade de saúde e informem os locais visitados.

Manaus possui 58 pontos de atendimento para diagnóstico da doença, sendo 41 na área urbana e 17 na zona rural. Em 2026, a rede municipal realizou 60.168 exames para malária.

O diagnóstico é feito por exame rápido, com resultado em poucos minutos, permitindo o início imediato do tratamento. A doença tem cura, mas pode evoluir para complicações graves e até morte quando não é diagnosticada e tratada adequadamente.

A Semsa também realiza monitoramento de áreas com concentração de casos, busca ativa de pacientes, investigação de criadouros do mosquito, aplicação de larvicidas, controle do mosquito adulto e distribuição de mosquiteiros, além de ações de orientação junto às comunidades.

Notícias recentes

Adjuto Afonso destaca atuação parlamentar em reuniões no Zumbi 2 e Petrópolis

O deputado estadual e candidato à reeleição Adjuto Afonso (União Brasil) participou, na noite...

Aleam aprova projeto que cria níveis de risco térmico e prevê medidas contra calor extremo no Amazonas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta terça-feira (8), com 18 votos favoráveis,...

Bate-boca e pedidos de impedimento marcam primeira parte de julgamento sobre Moraes no STF

A primeira parte do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a abertura de...

Concurso de Bolsas Nilton Lins 2027: prova da Unidade Parque acontece neste sábado (19)

A Escola Nilton Lins – Unidade Parque das Laranjeiras realiza neste sábado, 19 de...

leia mais

Adjuto Afonso destaca atuação parlamentar em reuniões no Zumbi 2 e Petrópolis

O deputado estadual e candidato à reeleição Adjuto Afonso (União Brasil) participou, na noite...

Aleam aprova projeto que cria níveis de risco térmico e prevê medidas contra calor extremo no Amazonas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta terça-feira (8), com 18 votos favoráveis,...

Bate-boca e pedidos de impedimento marcam primeira parte de julgamento sobre Moraes no STF

A primeira parte do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a abertura de...