28.3 C
Manaus
InícioAmazonasCastramóvel da Prefeitura de Manaus inicia cirurgias gratuitas para cães e gatos

Castramóvel da Prefeitura de Manaus inicia cirurgias gratuitas para cães e gatos

Publicado em

A unidade móvel de Vigilância de Zoonoses Caramelo, da Prefeitura de Manaus, iniciou nesta terça-feira (13) as cirurgias gratuitas de castração de cães e gatos. Mais de 150 animais foram agendados para os procedimentos, realizados até sexta-feira (16), no Centro de Convivência Prefeito José Fernandes, no bairro São José Operário, zona Leste da capital.

Gerenciada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a unidade foi reformada e adaptada para oferecer o serviço em diferentes regiões da cidade. A estrutura conta com dois consultórios veterinários equipados e uma sala de apoio técnico para exames citológicos.

Segundo o gerente do CCZ Manaus, Rodrigo Araújo, a unidade tem como objetivo aproximar os serviços veterinários da população e contribuir para o controle da população de animais abandonados. O trabalho também inclui ações de informação e educação sobre zoonoses, como a esporotricose, doença que pode ser transmitida pelo contato com animais infectados.

Novas vagas para castração

O CCZ Manaus abre novas vagas para castração nesta quarta-feira (14), com procedimentos realizados na sede do órgão, na avenida Brasil, ao lado do Caic da Compensa, na zona Oeste.

O agendamento deve ser feito pelo site ccz.manaus.am.gov.br, a partir das 14h. Os tutores precisam realizar um cadastro prévio com seus dados e os do animal. Depois, devem acessar a opção “Meus Pets”, selecionar o animal, clicar em “Agendar” e confirmar as informações.

As vagas são limitadas e podem se esgotar rapidamente. Caso não possa comparecer, o tutor deve informar a desistência com pelo menos 24 horas de antecedência pelo site ou pelo WhatsApp (92) 98842-8359.

A castração é indicada para cães e gatos, machos e fêmeas, a partir dos cinco meses de idade. Para realizar a cirurgia, o animal deve estar saudável, sem carrapatos, pulgas ou outros parasitas, e cumprir jejum de seis horas de água e comida antes do procedimento.

Vacinação contra a raiva

Além das cirurgias, o CCZ mantém a Campanha de Vacinação Antirrábica de 2026. A imunização é realizada de segunda-feira a sábado, com visitas domiciliares nas zonas urbana e rural de Manaus, incluindo áreas terrestres e fluviais. As equipes atuam no período da manhã, exceto feriados.

A vacina também está disponível gratuitamente em 27 pontos fixos e estabelecimentos veterinários parceiros distribuídos pela cidade. A lista pode ser consultada em bit.ly/VacinacaoAntirrabica2026.

A vacinação antirrábica é anual e obrigatória para cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que estejam em boas condições de saúde. A raiva é uma doença que pode afetar animais e seres humanos e apresenta alta letalidade.

Notícias recentes

Jornalismo em Pauta: fórum debate produção digital e desafios da comunicação contemporânea

Os desafios e perspectivas da comunicação contemporânea são os temas do Fórum de Jornalismo...

Sine Manaus oferta 926 vagas de emprego nesta quinta-feira, 15/10

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 926 vagas de emprego...

Presidente da Aleam, Adjuto Afonso, acompanha balanço das ações estaduais de combate às queimadas no Amazonas

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União...

Homem se rende após manter filho de 1 ano refém por mais de três horas em Manaus

Um homem identificado como Ismael Shalon se rendeu à Polícia Militar do Amazonas (PMAM)...

leia mais

Jornalismo em Pauta: fórum debate produção digital e desafios da comunicação contemporânea

Os desafios e perspectivas da comunicação contemporânea são os temas do Fórum de Jornalismo...

Sine Manaus oferta 926 vagas de emprego nesta quinta-feira, 15/10

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 926 vagas de emprego...

Presidente da Aleam, Adjuto Afonso, acompanha balanço das ações estaduais de combate às queimadas no Amazonas

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União...