28.3 C
Manaus
InícioAmazonasAcontece na EST/UEA o 2º Encontro “Monitoramento do Ar na Amazônia”

Acontece na EST/UEA o 2º Encontro “Monitoramento do Ar na Amazônia”

Publicado em

O Governo Federal promove o 2º Encontro “Monitoramento do Ar na Amazônia”, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA). O evento, inédito na região Amazônica, reunirá especialistas, acadêmicos, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir os impactos da poluição do ar na saúde pública e nas mudanças climáticas, além de explorar o uso de tecnologias para monitorar a qualidade do ar na Amazônia. A realização deste evento é uma parceria entre o Instituto Ar, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e a UEA.

Objetivos do Encontro

Segundo os coordenadores do encontro, principal objetivo é evidenciar a relevância da temática de qualidade do ar na região e fortalecer a recém-formada Coalizão Respira Amazônia, que vem implementando novas tecnologias de monitoramento, consideradas de custo acessível, em todos os estados da Amazônia.

O evento proporcionará um espaço para a troca de experiências entre as instituições participantes, incentivando tanto iniciativas públicas quanto privadas. Isso é fundamental, considerando o impacto da poluição do ar e a atual lacuna de equipamentos dedicados ao monitoramento do ar na região, o que dificulta as estratégias de mitigação das emissões e combate aos incêndios.

Desde 2020, a região já conta com uma rede de monitoramento utilizando essas novas tecnologias, que está em expansão. Essa inovação começou no Acre e tem potencial para complementar a gestão pública da qualidade do ar nos estados amazônicos.

Com informações da Secom

Notícias recentes

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 453 vagas de emprego...

‘Tom de Bossa’: Amazonas Band leva a bossa nova ao palco do Teatro da Instalação

O palco do Teatro da Instalação recebe, nesta quinta-feira (23/04), às 19h, o espetáculo...

Ministério da Saúde alerta para risco de casos de sarampo após Copa

O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o risco iminente de reintrodução e disseminação...

Operação Torre 7 apreende US$ 5 milhões e mira núcleo financeiro de grupo criminoso no Amazonas

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado deflagrou, nesta quarta-feira (22), a Operação...

leia mais

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 453 vagas de emprego...

‘Tom de Bossa’: Amazonas Band leva a bossa nova ao palco do Teatro da Instalação

O palco do Teatro da Instalação recebe, nesta quinta-feira (23/04), às 19h, o espetáculo...

Ministério da Saúde alerta para risco de casos de sarampo após Copa

O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o risco iminente de reintrodução e disseminação...