28.3 C
Manaus
InícioPolíticaAlckmin diz que democracia sai fortalecida após atos antidemocráticos

Alckmin diz que democracia sai fortalecida após atos antidemocráticos

Publicado em

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse hoje (10) que a democracia brasileira sai fortalecida após as respostas rápidas dadas pelo país aos atos antidemocráticos de domingo (8) em Brasília. Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, deu a declaração após a cerimônia de posse da nova diretoria da ApexBrasil.

“A resposta foi extremamente rápida e já foi feita a intervenção na segurança pública do Distrito Federal. Há poucos casos de acampamentos. Os que existiam foram desmobilizados. Acho que a democracia sai fortalecida desse episódio”, disse Alckmin ao destacar, também, que o ocorrido acabou por unir os Três Poderes e as unidades federativas na defesa da democracia.

“Um aspecto importante da federação brasileira, com o presidente Lula recebendo os 27 governadores e o presidente da Frente de Prefeitos, é o de que a democracia é um valor importantíssimo muito ligado à economia. É consolidando a democracia que o ambiente econômico vai melhorar e se fortalecer”, disse.

O vice-presidente disse que a resposta aos atos antidemocráticos será de punição não apenas a quem os praticou, mas aos responsáveis por seu financiamento. Na avaliação dele, por terem aspecto “transitório e passageiro” esses atos não prejudicarão a economia do país.

“Isso é transitório. Os Estados Unidos tiveram a invasão do Capitólio, mas isso não mudou a economia americana. Economia é competitividade. Temos de trabalhar, porque temos muitas oportunidades. Uma delas, que chama muita atenção, é a questão da economia verde, no combate às mudanças climáticas”, disse.

“O Brasil vai mudar sua imagem no mundo, de devastador e desmatador da Amazônia para país onde a questão das mudanças climáticas, a transição energética e o compromisso com a descarbonização são centrais. Isso vai atrair muito investimento para o Brasil, porque, se antigamente a questão [para empresas investidoras] era onde produzo bem e mais barato, agora ela é onde produzo bem, mais barato e com compensação de emissão de carbono. As oportunidades são extraordinárias para o Brasil receber mais investimentos”, disse.

Alckmin, no entanto, ressaltou que, para deixar claro o compromisso com a democracia e, consequentemente, para a economia, “a experiência mostra que o que não pode ter é impunidade”.

“O que foi feito no STF [Supremo Tribunal Federal] é inacreditável. Um verdadeiro absurdo. Uma coisa é discordar ou divergir. Outra coisa é querer dar golpe, e isso é crime”, disse.

 

Perguntado sobre as adequações orçamentárias a serem adotadas para viabilizar o aumento do salário mínimo de R$ 1.302 para R$ 1.320, Alckmin se limitou a responder que “o salário mínimo está a caminho”.

 

Notícias recentes

Nilton Costa Lins Junior recebe Comenda de Honraria da CBDU por contribuição ao desporto universitário brasileiro

O presidente do Grupo Nilton Lins, Nilton Costa Lins Junior, foi agraciado com a...

Sine Manaus oferta 678 vagas de emprego nesta sexta-feira, 4/9

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 678 vagas de emprego em...

Incêndio destrói antigo prédio do Banco da Amazônia no Centro de Manaus

Um incêndio destruiu parte do antigo prédio do Banco da Amazônia (Basa), localizado na...

Capitão Alberto Neto defende atuação do Senado contra abusos de autoridade e propõe endurecimento de penas

O candidato ao Senado pelo Amazonas Capitão Alberto Neto (PL) defendeu, durante entrevista nesta...

leia mais

Nilton Costa Lins Junior recebe Comenda de Honraria da CBDU por contribuição ao desporto universitário brasileiro

O presidente do Grupo Nilton Lins, Nilton Costa Lins Junior, foi agraciado com a...

Sine Manaus oferta 678 vagas de emprego nesta sexta-feira, 4/9

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 678 vagas de emprego em...

Incêndio destrói antigo prédio do Banco da Amazônia no Centro de Manaus

Um incêndio destruiu parte do antigo prédio do Banco da Amazônia (Basa), localizado na...