28.3 C
Manaus
InícioPolíticaAleam terá eleição suplementar para a Presidência após convocação de Adjuto Afonso

Aleam terá eleição suplementar para a Presidência após convocação de Adjuto Afonso

Publicado em

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), convocou uma sessão extraordinária para esta quarta-feira (15), às 15h, para realizar a eleição suplementar que definirá o novo presidente da Casa até o fim da atual legislatura, em 31 de janeiro de 2027. O pleito acontecerá no Plenário Ruy Araújo.

A convocação atende à decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a realização de uma nova eleição para preencher definitivamente o cargo de presidente da Aleam. A medida foi proferida no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7984/AM, que suspendeu a regra do Regimento Interno que previa a sucessão automática pelo primeiro vice-presidente.

O edital foi publicado por Adjuto Afonso após requerimento assinado pela maioria absoluta dos deputados estaduais. A eleição seguirá as regras previstas no artigo 8º do Regimento Interno da Assembleia.

A vaga na Presidência surgiu após Roberto Cidade (União Brasil) deixar o comando da Aleam para assumir o Governo do Amazonas, em decorrência das renúncias do então governador Wilson Lima (União Brasil) e do vice-governador Tadeu de Souza (Progressistas). Desde então, Adjuto Afonso passou a exercer a Presidência de forma interina e é apontado como candidato natural ao cargo, embora os nomes que disputarão a eleição ainda não tenham sido oficializados.

A necessidade da eleição foi definida pelo STF após questionamentos sobre a constitucionalidade da sucessão automática prevista no Regimento Interno da Assembleia. A Procuradoria-Geral da República e o partido Solidariedade contestaram a alteração da norma, aprovada pela Casa, que permitia ao primeiro vice-presidente assumir definitivamente a Presidência em caso de vacância.

Ao conceder a liminar, Flávio Dino entendeu que o preenchimento definitivo do cargo exige a manifestação do plenário da Assembleia, determinando a realização de uma eleição suplementar para o restante do mandato. O ministro também estabeleceu que a próxima legislatura deverá adequar o Regimento Interno da Casa para disciplinar a sucessão presidencial em conformidade com a Constituição.

A Aleam está em recesso parlamentar desde o dia 1º de julho e retomará as atividades ordinárias no início de agosto. A sessão extraordinária desta quarta-feira foi convocada exclusivamente para a realização da eleição que definirá quem comandará o Legislativo estadual até o fim da atual legislatura.

Notícias recentes

Presidente da Aleam participa da abertura do XXI Consepre, no Teatro Amazonas

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), participou,...

Terremoto na Colômbia deixa 273 mortos e 3,8 mil feridos, diz governo

O número de mortos pelo terremoto que atingiu a Colômbia na última segunda-feira (10)...

CORECON-AM/RR celebra 75 anos da profissão com homenagem a economistas e entrega do XIX Prêmio de Economia AM/RR

O Conselho Regional de Economia da 13ª Região (CORECON-AM/RR) realizou, nesta quarta-feira (12), em...

Manaus registra sequência de incêndios em diferentes zonas da cidade

Manaus registrou uma sequência de incêndios em diferentes regiões da cidade nos últimos dias,...

leia mais

Presidente da Aleam participa da abertura do XXI Consepre, no Teatro Amazonas

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), participou,...

Terremoto na Colômbia deixa 273 mortos e 3,8 mil feridos, diz governo

O número de mortos pelo terremoto que atingiu a Colômbia na última segunda-feira (10)...

CORECON-AM/RR celebra 75 anos da profissão com homenagem a economistas e entrega do XIX Prêmio de Economia AM/RR

O Conselho Regional de Economia da 13ª Região (CORECON-AM/RR) realizou, nesta quarta-feira (12), em...