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Aluno do IComp recebe prêmio de melhor projeto no PIBITI 2022/2023

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No último dia 25 de novembro, o aluno do curso de Engenharia da Computação, Odalísio Leite da Silva Neto foi premiado como o melhor projeto no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) 2022/2023.

O trabalho foi realizado sob a orientação do professor Raimundo Barreto e teve como tema: “Utilizando o smartphone para o reconhecimento automático de movimentação e coleta de sinais vitais de mulheres grávidas”.

“Fiz o projeto porque vejo que a saúde é um dos nossos bens mais importante, principalmente em um momento tão delicado como a gravidez. Dessa forma, o projeto se baseia em utilizar métodos conhecidos e, junto com a teoria, construir um meio acessível de
uma gestante conseguir acompanhar a sua condição física e do bebê”, destacou o aluno.

O acadêmico agradeceu ainda o prêmio e destacou o momento importante que está passando: “Sinto que todos os esforços que fiz durante esse período do PIBITI auxiliaram na minha formação acadêmica e profissional. Agradeço a todos que me ajudaram durante esse período, sabemos que a faculdade não é fácil de conseguir se manter, ainda mais pelo período de pandemia que ocorreu. Espero que, no futuro, eu consiga contribuir mais para a sociedade acadêmica e para o público com as produções tecnológicas que farei”, finalizou.

O professor do Instituo de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp), Raimundo Barreto também ressaltou a importância da premiação: “É muito importante ser reconhecido por esse projeto pois ele teve como objetivo básico o teste e a escolha de um algoritmo de aprendizagem de máquina para classificar a movimentação de mulheres grávidas”.

Sobre o PIBITI

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) visa proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

A participação nestes projetos fornece um retorno aos bolsistas na sua formação despertando vocação científica e incentivando na preparação para ingressar na pós-graduação. Os programas são apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com a concessão de bolsas.

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