28.3 C
Manaus
InícioAmazonasAlunos do 9º ano da Prefeitura de Manaus participam do último ‘Viradão...

Alunos do 9º ano da Prefeitura de Manaus participam do último ‘Viradão Saeb’

Publicado em

Manaus – Com muitos desafios, músicas, competições e interpretações de textos divertidos, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Prefeitura de Manaus participaram, nesta quarta-feira (18), do último “Viradão Saeb”. Aproximadamente 500 alunos de 14 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram do aulão, com conteúdo de língua portuguesa e matemática, de forma presencial no auditório da rede municipal, na zona Centro-Sul, e cerca de 13 mil acompanharam os conteúdos pela transmissão ao vivo, na própria unidade de ensino.

O aulão é mais uma ação do programa “Educa+Manaus” da Semed com foco nos descritores da matriz de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), na qual busca promover a excelência no processo de ensino aprendizagem. A iniciativa é uma avaliação nacional que mede a educação básica e que deve acontecer no fim do mês de outubro ou início de novembro.

Essa é a última ação do “Educa+Manaus”, que desenvolveu várias outras ações em busca de preparar os alunos para a avaliação do Saeb, como explica a secretária de Educação, professora Dulce Almeida.

“Esse programa foi lançado na gestão do prefeito David Almeida onde desenvolvemos simulados, o sexto tempo, formações específicas, sequências didáticas, acompanhamento familiar e finalizamos com o viradão Saeb, que é a preparação dos alunos com aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Agora é a hora de colocar em prática tudo o que foi aprendido, fizemos os treinos e agora é fazer aquele golaço da educação municipal e mostrar a qualidade dos nossos ensinos. Nós podemos agradecer todos os professores e alunos que se dedicaram”, comentou Dulce.

As aulas tiveram cerca de 40 minutos para cada disciplina, onde os estudantes identificaram fração, representações decimais dos números racionais, efetuaram cálculos com números racionais, distinguiram fato de opinião, estabelecer relações lógico-discursivas, entre outros conteúdos. As aulas são ministradas pelos professores da Semed, que gravam conteúdo para o 6º tempo, que é mais uma ação do “Educa+Manaus”.

Para o professor de Matemática César Coelho Rocha, as aulas do 6º tempo foram fundamentais para a aprendizagem e interesse dos alunos.

“Nós ajudamos os alunos com as dificuldades que eles tinham. A matemática foi trabalhada de uma forma mais agradável, com brincadeiras e isso faz com que ele tire da cabeça que essa disciplina é um bicho-papão. Nós vimos todos os descritores que vão constar no Saeb e nós todos acreditamos que todos estão preparados”, explicou o educador, mais conhecido como “Check It Out”.

O aluno Joel Augusto Araújo, 15 anos, da escola municipal Carolina Perolina, São José, zona Leste da capital, é prova de que o sexto tempo o ajudou bastante.

“Nos primeiros simulados minhas notas não foram muito boas, mas depois que eu comecei a participar do sexto tempo, minhas notas melhoraram muito e  comecei a tirar 9 e 10”, disse o aluno.

Já para Ryana Carvalho, 15 anos, da escola Marly Garganta, Monte das Oliveiras, zona Norte, as aulas são muito animadas. “A dinâmica do aulão é muito legal, a gente aprende de uma forma divertida e participativa com todas as escolas”, comentou Ryana.

Com informações da assessoria

Notícias recentes

Concessionárias reforçam campanhas para impulsionar vendas de veículos no fim do ano

O último trimestre de 2026 deve movimentar o mercado automotivo brasileiro, com concessionárias intensificando...

Fumaça em Manaus é risco para todos: infectologista dá dicas de proteção e alerta para sintomas

Manaus amanheceu hoje novamente encoberta por fumaça das queimadas e com a pior qualidade...

Escolas Nilton Lins promovem evento Portas Abertas nas unidades Manoa e Leste neste sábado (17)

As Escolas Nilton Lins realizarão, neste sábado, 17 de outubro, a partir das 9h,...

Lei de Adjuto Afonso prevê formação de professores para atender às necessidades das escolas rurais

Celebrado neste dia 15 de outubro, o Dia do Professor destaca a importância dos...

leia mais

Concessionárias reforçam campanhas para impulsionar vendas de veículos no fim do ano

O último trimestre de 2026 deve movimentar o mercado automotivo brasileiro, com concessionárias intensificando...

Fumaça em Manaus é risco para todos: infectologista dá dicas de proteção e alerta para sintomas

Manaus amanheceu hoje novamente encoberta por fumaça das queimadas e com a pior qualidade...

Escolas Nilton Lins promovem evento Portas Abertas nas unidades Manoa e Leste neste sábado (17)

As Escolas Nilton Lins realizarão, neste sábado, 17 de outubro, a partir das 9h,...