28.3 C
Manaus
InícioGeralAmazonas faz mapeamento sobre segurança alimentar

Amazonas faz mapeamento sobre segurança alimentar

Publicado em

Visando conhecer a realidade dos municípios brasileiros no que se refere às políticas de segurança alimentar e nutricional que ali são desenvolvidas, o Ministério do Desenvolvimento Social por meio da  Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan Nacional), finalizou a primeira etapa do Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional (MapaSAN).

 

Nessa fase, que levanta dados municipais e é preenchido pelas prefeituras, o Amazonas encontra-se com 46 municípios habilitados o que corresponde a 74% do total e o coloca em 2º lugar no Brasil em número de lugares cadastrados para responder a pesquisa. “Ficamos muito felizes com esse resultado e continuamos em busca da meta de em breve alcançar todos os municípios”, comemora a secretária executiva da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, Elba Santos Borges.

 

Cabe à Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) fazer a mobilização e sensibilização junto aos municípios para que participem do mapeamento, bem como levar apoios técnicos aos gestores para o correto preenchimento dos questionários, ressaltando a importância da participação nesse levantamento. “O objetivo da pesquisa é coletar informações sobre a estrutura e componentes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e ainda saber sobre ações e equipamentos públicos existentes nesses municípios, como uma cozinha comunitária, por exemplo”, explica.

 

Lançado em 2014, o Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional (MapaSAN) é uma ferramenta de pesquisa bienal de informações sobre a gestão do Sistema e da Política de Segurança Alimentar e Nutricional nos estados e municípios.

 

Dia Mundial da Alimentação –  Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, a Seas, por meio da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas, elaborou uma programação que inicia no dia 16 de outubro com uma exposição e degustação de sucos saudáveis nas unidades dos Restaurantes Populares mantidos pela secretaria. Continuando, no dia 19, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), será realizada uma feira de produtos regionais, onde acadêmicos do curso de Nutrição estarão realizando avaliação e orientação nutricional e ainda promovendo uma degustação e exposição de receitas com reaproveitamento integral de alimentos. O ponto alto da atividade será a apresentação e comercialização do café orgânico de Apuí e da cerveja artesanal de Novo Airão, bem como dicas de alimentação alternativa das produtoras de Careiro Castanho.

 

Ainda como parte da programação, a coordenação lançou a  #alimentacaoqueeuquero onde pretende, por meio de depoimentos em vídeos, colher a opinião da população em geral, em relação a alimentação que ela quer para o futuro e sua importância como um direito do cidadão. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode fazer um vídeo de até 15 segundos, falando da alimentação que pretende para o futuro, e enviar para o número 994294849. Os videos serão divulgados durante o evento, e futuramente em sites governamentais.

 

A feira acontecerá no dia 19/10, das 9h às 16h, na sede da Seas, na Avenida Darcy Vargas, Nº 77 – bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus, em frente ao Amazonas Shopping.

Notícias recentes

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...

Em 60 dias à frente da Presidência da Aleam, Adjuto Afonso conduz ações institucionais e acompanha sanção de leis de impacto social

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil),...

leia mais

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...