28.3 C
Manaus
InícioSaúdeAnvisa aprova terceiro produto de terapia avançada para tratar câncer

Anvisa aprova terceiro produto de terapia avançada para tratar câncer

Publicado em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro sanitário do terceiro produto de terapia gênica para tratamento de câncer. O Yescarta® (axicabtagene ciloleucel), fabricado pela Gilead Sciences Farmacêutica do Brasil, é destinado ao tratamento de pacientes adultos com linfoma de grandes células B (LDGCB), recidivado ou refratário.

A terapia com células geneticamente modificadas, segundo a Anvisa, tem demonstrado perfil de segurança e eficácia no tratamento de pacientes em recidiva e refratariedade para linfomas graves. “O produto aprovado é composto por células T autólogas com receptor de antígeno quimérico (CAR), projetadas para eliminar células tumorais que expressam CD19.”

Cuidados especiais

De acordo com a agência, as principais preocupações de segurança envolvendo o produto é a síndrome de liberação de citocinas (SRC), uma resposta sistêmica à ativação e à proliferação de células CAR-T, que causa febre alta e sintomas semelhantes aos da gripe, infecções e encefalopatia ou distúrbio cerebral.

As estratégias de monitoramento e mitigação desses efeitos, segundo a Anvisa, são parte fundamental do plano de gerenciamento de risco definido no processo de registro, com medidas de responsabilização que incluem: o treinamento de profissionais envolvidos no manejo do produto;  e a qualificação específica para serviços de saúde que irão coletar e manipular o material de partida.

Terapia avançada

Produtos de terapia avançada são uma categoria especial de medicamentos considerados inovadores que compreende terapia celular avançada, engenharia tecidual e terapia gênica, todos desenvolvidos a partir de biotecnologia avançada, utilizando células e genes humanos, com a promessa de atender demandas terapêuticas e de qualidade de vida em doenças raras e sem alternativas terapêuticas. 

Terapia gênica

Atualmente, há dois tipos de produto de terapia gênica disponíveis: in vivo e ex vivo. No primeiro caso, trata-se de um gene terapêutico, carreado por um determinado vetor, que será administrado diretamente no paciente. 

Já na terapia gênica ex vivo, o processo de introdução do gene-alvo, por meio de vetores, é realizado em laboratório em células específicas para promover sua modificação genética e, posteriormente, é formulado um produto com suspensão destas células modificadas que serão então administradas ao paciente. O Yescarta®, por exemplo, é um produto de terapia gênica ex vivo. 

Notícias recentes

Nova clínica em Manaus oferece atendimento psiquiátrico de alta qualidade a valores acessíveis

A saúde mental tem ganhado cada vez mais relevância na sociedade contemporânea. O ritmo...

Governo do Amazonas concede área de 26 mil hectares à Petrobras para exploração de petróleo e gás em Tefé

O governador do Amazonas, Roberto Cidade, assinou nesta terça-feira (3) um Termo de Concessão...

Teatro Amazonas recebe oficialmente título de Patrimônio Mundial da Unesco em cerimônia

O Teatro Amazonas recebeu, na noite desta terça-feira (3), uma cerimônia para celebrar o...

Senado aprova PEC da Segurança Pública sem redução da maioridade penal

O plenário do Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira (3), em dois turnos,...

leia mais

Nova clínica em Manaus oferece atendimento psiquiátrico de alta qualidade a valores acessíveis

A saúde mental tem ganhado cada vez mais relevância na sociedade contemporânea. O ritmo...

Governo do Amazonas concede área de 26 mil hectares à Petrobras para exploração de petróleo e gás em Tefé

O governador do Amazonas, Roberto Cidade, assinou nesta terça-feira (3) um Termo de Concessão...

Teatro Amazonas recebe oficialmente título de Patrimônio Mundial da Unesco em cerimônia

O Teatro Amazonas recebeu, na noite desta terça-feira (3), uma cerimônia para celebrar o...