28.3 C
Manaus
InícioAmazonasApós denúncias, Blitz TCE realiza inspeção presencial na Fundação de Medicina Tropical

Após denúncias, Blitz TCE realiza inspeção presencial na Fundação de Medicina Tropical

Publicado em

Manaus/AM – Denúncias oriundas dos canais de comunicação do Blitz TCE levaram a equipe do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) a realizar inspeções presenciais na Fundação de Medicina Tropical (FMT), na manhã desta terça-feira (5).

Esta é a quarta unidade de saúde do Estado inspecionada pelo programa, que tem como objetivo dar resposta aos chamados de forma rápida, seguindo diretriz da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins de fiscalização imediata.

Durante a inspeção, os agentes do Blitz TCE analisaram aspectos administrativos, estruturais e humanísticos da instituição, como a folha de pagamento de servidores e funcionários terceirizados, o estoque de medicamentos, entre eles anestésicos, as condições físicas dos leitos, ambulatoriais, dentro outros, além do funcionamento do atendimento aos pacientes e seus familiares responsáveis.

“Essas inspeções são sempre feitas em caráter de urgência, baseado em diversas denúncias que chegaram até nós. Deslocamos nossa equipe que foi efetuar os questionamentos relativos às denúncias e constatamos parte das alegações, entre elas a quantidade não satisfatória de material de limpeza, que acaba prejudicando a operacionalização do hospital. A Blitz tem mostrado o seu caráter dinâmico, efetuando a visita tão logo a denúncia chegou ao nosso conhecimento”, destacou o coordenador da Blitz TCE, secretário de Inteligência Sérgio Fontes.

Achados identificados durante a inspeção poderão também compor o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) da Corte de Contas amazonense junto aos entes da Saúde estadual. Anunciado pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins durante a 5ª Sessão do Tribunal Pleno, o documento está em fase de estudo jurídico e deve ser formalizado em breve.

Foto: Filipe Jazz

FMT-HVD

A FMT-HVD é uma instituição dedicada à pesquisa, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças tropicais como malária, dengue, febre amarela, entre outras. Além disso, desempenha papel na formação de profissionais de saúde, no desenvolvimento de políticas públicas para o controle de doenças tropicais e oferece atendimento médico especializado à população, colaborando com outras organizações nacionais e internacionais.

Blitz TCE

O programa Blitz TCE é desenvolvido em colaboração com as secretarias de Inteligência (Segin) e de Controle Externo (Secex) do TCE-AM, e visa possibilitar a adoção de medidas eficientes para evitar danos ao patrimônio e interesses públicos.

Denúncias podem ser feitas por WhatsApp, por meio do número +5592991995518 ou pelo e-mail blitz@tce.am.gov.br.

Com informações da Dicom TCE/AM

Notícias recentes

El Niño pode aumentar casos de chikungunya e dengue no Brasil

O fenômeno climático El Niño pode se manifestar de forma moderada a forte a...

Exposição celebra os 30 anos da urna eletrônica no Brasil

A exposição “30 anos da Urna Eletrônica: A evolução que fortalece a democracia” começou...

Mais de 700 kg de skunk são apreendidos em operação no Tupé, em Manaus

Uma operação das forças de segurança do Amazonas resultou na apreensão de mais de...

Sine Manaus oferta 726 vagas de emprego nesta sexta-feira, 24/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 726 vagas de emprego em...

leia mais

El Niño pode aumentar casos de chikungunya e dengue no Brasil

O fenômeno climático El Niño pode se manifestar de forma moderada a forte a...

Exposição celebra os 30 anos da urna eletrônica no Brasil

A exposição “30 anos da Urna Eletrônica: A evolução que fortalece a democracia” começou...

Mais de 700 kg de skunk são apreendidos em operação no Tupé, em Manaus

Uma operação das forças de segurança do Amazonas resultou na apreensão de mais de...