Manaus/AM – O compositor e produtor musical Leonardo Pantoja vai lançar um EP, intitulado “Filho dos Andes”, com obras instrumentais visando exaltar a influência da música andina na toada dos bois de Parintins. A obra será composta por cinco faixas, sendo duas obras de autoria do compositor Silvio Camaleão, e mais três clássicos andinos.
O projeto foi contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Governo Federal e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult). De acordo com Leonardo Pantoja, o projeto surgiu na ideia de abordar a inserção do charango (instrumento de corda e origem andina) na musicalidade parintinense por meio dos compositores Fred Góes, durante os anos 1980, e Silvio Camaleão, nos anos 1990.
“Esse projeto surgiu depois de perceber que Parintins é um celeiro de charanguistas no Amazonas. Nós queremos ressaltar a importância desse instrumento não só para a toada, mas também na construção da identidade musical de Parintins e do trabalho social que foi desenvolvido entre os anos 90 e 2000”, disse.
Leonardo Pantoja citou a importância da Escolinha de Arte Irmão Miguel de Pascalle, do Boi Caprichoso, e a participação do compositor Silvio Camaleão na formação de novos charanguistas para a cultura parintinense.
“No ano de 1997, é criado o projeto Caprichoso nas Ruas, onde oferecia a crianças e adolescentes oficinas de música, dança, desenho e escultura. (Silvio) Camaleão era o instrutor da oficina de charango e formou uma geração de músicos que hoje atuam no Festival Folclórico de Parintins. Foram aproximadamente 13 anos de atuação como professor da Escolinha, tempo precioso para troca de ideias e aperfeiçoamento de técnicas sobre como tocar o charango. O diferencial desta proposta consiste em apresentar o primeiro espetáculo musical composto apenas por músicos charanguistas e desta permitir às novas gerações a compreensão e o conhecimento dos traços identitários que compõem a musicalidade de nossa festa”, reitera.
Produção
O EP “Filho dos Andes” conta com a participação de Leonardo Pantoja na produção musical e Irian Butel na produção executiva. Além disso, o compositor Silvio Camaleão e com demais músicos parintinenses também irão participar do projeto.
A obra está prevista para chegar nas plataformas digitais no fim de março de 2024. Em breve será uma intervenção musical na Praça Eduardo Ribeiro, região central de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), com o intuito de divulgar o projeto “Filho dos Andes”.
Sobre Leonardo Pantoja
Nascido em Parintins, Leonardo Pantoja é cria da Escolinha de Arte Irmão Miguel de Pascalle. Atualmente, ele atua como diretor musical em diversos festivais folclóricos na Região Norte.
O artista participou da produção do álbum “Um Canto de Esperança para Mátria Brasílis” do Boi Caprichoso, em 2019, e foi diretor musical do espetáculo “Amazônia do Povo Vermelho”, do Boi Garantido, em 2022.
Com informações da assessoria de comunicação