28.3 C
Manaus
InícioPolíticaAudiência pública deve discutir atuação do crime organizado no sistema financeiro

Audiência pública deve discutir atuação do crime organizado no sistema financeiro

Publicado em

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL/AM), requereu realização de audiência pública, junto à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, para debater a infiltração do crime organizado no sistema financeiro e no setor de combustíveis e a atuação do PCC em fundos de investimento, fintechs e redes empresariais, em esquema bilionário de lavagem de dinheiro.

“Eu chamo de PCC 5.0, que saiu da prisão e entrou no mercado financeiro, no mercado global. O crime organizado ele não está mais só organizado, ele está modernizado. Enquanto isso o estado é precário, a polícia federal com um efetivo muito reduzido, por isso o crime tem se aproveitado da ausência do estado e tem crescido, tem se modernizado e tem se fortalecido cada vez mais”, disse.

O requerimento pede a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, do presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, do Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, do presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney Ferreira, do Secretário Especial da Receita Federal do Brasil, Robinson Barreirinhas e do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Bruno Conde Caselli.

Recentemente operações deflagradas pela Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público revelaram a infiltração profunda do crime organizado, em especial do PCC, no sistema financeiro nacional e em setores estratégicos da economia. Considerada a maior da história do Brasil contra o crime organizado, a operação identificou que o grupo sonegou mais de R$ 7,6 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais.

“A facção criminosa atingiu um novo patamar, eles estão controlando fundos de investimentos, fintechs e redes de combustíveis em escala bilionária. A RF, apontou que a organização chegou a dominar cerca de quarenta fundos de investimento, com patrimônio superior a 30 bilhões de reais, além de movimentar mais de 46 bilhões de reais em esquemas sofisticados de lavagem por meio de instituições financeiras paralelas”, explicou o parlamentar.

O documento justiça que o cenário apresentado demonstra que o PCC deixou de ser uma mera facção criminosa e se converteu em uma holding financeira criminosa, investindo em setores estratégicos como energia, transporte, imóveis e até portos, blindando o patrimônio ilícito com aparência de legalidade.

Para o deputado a situação configura um risco concreto à soberania nacional, à ordem econômica e à própria estabilidade institucional. “Quando o crime organizado passa a dominar instrumentos financeiros, fundos de investimento e cadeias de abastecimento como a de combustíveis, o Estado se vê não apenas desafiado em sua função de segurança pública, mas ameaçado em sua capacidade de regulação econômica e arrecadação fiscal”, completou.

A proposta da audiência pública, convocando autoridades, é identificar as falhas regulatórias que permitiram a infiltração, debater medidas de inteligência que precisam ser reforçadas e construir respostas legislativas que bloqueiem de forma definitiva a atuação do crime organizado no sistema financeiro.

Tramitação

O requerimento passará por votação na Comissão de Segurança Pública. Se aprovado pela maioria dos membros, a audiência será agendada e os convidados convocados.

Notícias recentes

Nilton Costa Lins Junior recebe Comenda de Honraria da CBDU por contribuição ao desporto universitário brasileiro

O presidente do Grupo Nilton Lins, Nilton Costa Lins Junior, foi agraciado com a...

Sine Manaus oferta 678 vagas de emprego nesta sexta-feira, 4/9

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 678 vagas de emprego em...

Incêndio destrói antigo prédio do Banco da Amazônia no Centro de Manaus

Um incêndio destruiu parte do antigo prédio do Banco da Amazônia (Basa), localizado na...

Capitão Alberto Neto defende atuação do Senado contra abusos de autoridade e propõe endurecimento de penas

O candidato ao Senado pelo Amazonas Capitão Alberto Neto (PL) defendeu, durante entrevista nesta...

leia mais

Nilton Costa Lins Junior recebe Comenda de Honraria da CBDU por contribuição ao desporto universitário brasileiro

O presidente do Grupo Nilton Lins, Nilton Costa Lins Junior, foi agraciado com a...

Sine Manaus oferta 678 vagas de emprego nesta sexta-feira, 4/9

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 678 vagas de emprego em...

Incêndio destrói antigo prédio do Banco da Amazônia no Centro de Manaus

Um incêndio destruiu parte do antigo prédio do Banco da Amazônia (Basa), localizado na...