O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizou a intermediação da venda de 5,8 toneladas de abobrinha-paulista, por meio do programa Balcão de Agronegócios. O alimento, proveniente da propriedade de um produtor do município do Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus), foi entregue nesse fim de semana.
Com o auxílio da ADS para escoar a grande produção do agricultor Sandro da Silva, do ramal do Purupuru, as quase 6 toneladas de abobrinha terão como destino grandes redes de supermercados da capital.
“É um trabalho muito valoroso, é um dos objetivos da ADS auxiliar os produtores na comercialização dos seus itens e evitar que eles percam a produção, incentivando assim a agricultura familiar e gerando renda”, destacou Mário Moura, coordenador do Balcão de Agronegócios.
Para o produtor, a venda intermediada é vantajosa. “É muito importante esse programa para que ocorra a venda direta. Ainda mais com apoio logístico da ADS, a gente consegue vender a um preço melhor para subsidiar os nossos custos”, disse Sandro da Silva.
O Balcão de Agronegócios possibilita a geração de emprego e renda, e elimina o papel do atravessador no processo de comercialização da produção agrícola no Amazonas, sobretudo no interior do estado. Somente em janeiro, 58 toneladas de alimentos foram comercializadas com a intermediação da ADS e a expectativa é que a quantidade aumente nos próximos meses. Em 2022, o programa intermediou a venda de 1,6 mil toneladas de alimentos, movimentando mais de R$ 4 milhões.
Produtores rurais e individuais, associação, cooperativa e extrativistas interessados em participar do Programa Balcão de Agronegócios precisam realizar cadastro na sede da ADS, na avenida Carlos Drummond de Andrade, 1.460, bloco G, 1º andar, Ulbra, conj. Atílio Andreazza, bairro Japiim, zona sul de Manaus, com a carteira de produtor rural.