28.3 C
Manaus
InícioUncategorizedBienal das Amazônias celebra diversidade artística com olhar sobre as águas

Bienal das Amazônias celebra diversidade artística com olhar sobre as águas

Publicado em

A primeira edição da Bienal das Amazônias está em cartaz em Manaus com o tema “Bubuia: águas como fonte de imaginação e desejo”, reunindo expressões artísticas de diferentes regiões amazônicas, do Brasil e de países vizinhos. As exposições estão abertas à visitação gratuita até o dia 30 de maio, na Galeria do Largo e na Casa das Artes, no Largo São Sebastião, centro, zona sul de Manaus.

A mostra apresenta obras de artistas do Amazonas, Pará, Acre, além de representantes do Peru e da Venezuela, destacando a pluralidade de olhares e linguagens que atravessam o território amazônico. Desde sua abertura, o evento já atraiu mais de 3 mil visitantes e, após a etapa manauara, seguirá para Macapá (AP), com expansão prevista para outros países da Pan-Amazônia.

Mais do que uma exposição coletiva, a Bienal se propõe como uma experiência sensível que reflete sobre as águas como elemento vital, simbólico e cultural. A escolha do termo “Bubuia” remete à prática de flutuar — corporal e imaginativamente — sobre os rios da região, evocando tanto o movimento quanto a contemplação. O conceito se inspira no dibubuísmo, pensamento proposto pelo poeta e ensaísta paraense João de Jesus Paes Loureiro, para quem a experiência amazônica se constrói na sobreposição de uma realidade objetiva (imediata) e uma realidade estética e encantatória (mediata).

(Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa)

Adotar o termo “Bubuia” como é também reconhecer a sabedoria ancestral dos povos ribeirinhos e o modo como seus conhecimentos são transmitidos pela oralidade, em íntima conexão com a natureza e o cotidiano das águas. O gesto de bubuiar — deixar-se levar pela correnteza, sem resistência — é entendido aqui como uma filosofia de vida, de resistência e de adaptação.

Cristóvão Coutinho, diretor da Galeria do Largo, reforça o papel da Bienal como espaço de valorização artística e identidade regional. “Receber esses projetos é reafirmar nosso compromisso com a diversidade cultural e com o desenvolvimento humano. A arte, aqui, é um canal para gerar valores e promover diálogos em um contexto multidisciplinar e internacional, onde a riqueza amazônica é o ponto central”, declara.

(Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa)

A Bienal das Amazônias surge como um espaço de convergência entre arte, ecologia, ancestralidade e crítica social, propondo uma escuta atenta às vozes que habitam os rios e as florestas. Artistas, pesquisadores e comunidades locais são convidados a partilhar reflexões sobre território, pertencimento e futuro — em uma narrativa onde a arte atua como ponte entre mundos visíveis e invisíveis.

As visitas à Galeria do Largo e à Casa das Artes podem ser realizadas de quarta a domingo, das 15h às 20h. A entrada é gratuita.

 

Com informações da secretaria de Cultura e Economia Criativa

Notícias recentes

Entra em vigor decisão dos EUA de considerar facções como terroristas

Entrou em vigor nesta sexta-feira (5) a decisão do governo de Donald Trump, nos...

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira (05) em Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), dá início,...

Deputado participa da abertura dos Jogos Estudantis do Alto Solimões em Benjamin Constant

BENJAMIN CONSTANT (AM) – O deputado federal Capitão Alberto Neto participou, na quinta-feira (4),...

Evento Corre de Quinta altera trânsito e linhas de ônibus

 A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizará...

leia mais

Entra em vigor decisão dos EUA de considerar facções como terroristas

Entrou em vigor nesta sexta-feira (5) a decisão do governo de Donald Trump, nos...

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira (05) em Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), dá início,...

Deputado participa da abertura dos Jogos Estudantis do Alto Solimões em Benjamin Constant

BENJAMIN CONSTANT (AM) – O deputado federal Capitão Alberto Neto participou, na quinta-feira (4),...