28.3 C
Manaus
InícioAmazonasBlitz do TCE-AM realiza primeira inspeção em maternidade de Manaus

Blitz do TCE-AM realiza primeira inspeção em maternidade de Manaus

Publicado em

Após denúncias recebidas por meio da Ouvidoria da Mulher, o programa Blitz do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou, na manhã desta terça-feira (11), a primeira inspeção em hospital de atendimento ginecológico e obstétrico em Manaus.

Os integrantes da Ouvidoria da Mulher juntamente com a equipe do Departamento de Controle Externo de Auditoria em Saúde (Deas) estiveram no Instituto da Mulher Dona Lindu, localizado no bairro Adrianopólis, para averiguar as possíveis irregularidades cometidas no hospital.

Conforme a diretora da Ouvidoria da Mulher, Ana Paula Aguiar, a Corte de Contas começou a receber denúncias sobre violência obstétrica, falta de materiais e de higienização hospitalar, bem como adiamento e atraso de procedimentos cirúrgicos ginecológicos.

“Começamos a receber essas denúncias no final de maio e imediatamente nós tomamos a providência de levantar os dados e montar essa Blitz para apurar logo o que de fato estaria acontecendo, pois a intenção do programa é levantar essas denúncias, apurar os fatos e tomar providências para que isso não ocorra mais”, afirmou a diretora.

Contando com uma equipe majoritariamente feminina, os auditores puderam fiscalizar diversos setores como: Pré-parto, UTI Neonatal, Centro Cirúrgico Obstétrico e o Centro de Parto Normal Intra-Hospitalar voltado ao parto humanizado. Além disso, também foram verificados a aplicação de protocolos médicos, que visam as boas práticas no atendimento materno-infantil, de serviços patológicos e condições de infraestrutura e alimentação.

“A partir de agora nós iremos fazer os relatórios com o objetivo de buscar formas cabíveis de resolver as situações encontradas aqui junto com a direção do hospital e com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, para que o nosso sistema de saúde seja modificado e realmente seja feito o que se preconiza pelo SUS”, concluiu a Ana Paula Aguiar.

Atendimento da Ouvidoria da Mulher

Denúncias sobre violência obstétrica e/ou negligência médica, além de situações de assédio e intimidação podem ser realizadas para a Ouvidoria da Mulher do TCE-AM, por meio do WhatsApp no número (92) 99315-0974.

Sobre a Blitz TCE-AM

O programa Blitz TCE é desenvolvido em colaboração com as secretarias de Inteligência (Segin) e de Controle Externo (Secex) do TCE-AM, e visa possibilitar a adoção de medidas eficientes para evitar danos ao patrimônio e interesses públicos.

Denúncias podem ser feitas por WhatsApp, por meio do número (92) 99199-5518 ou pelo e-mail blitz@tce.am.gov.br.

Com informações da Dicom TCE/AM

Notícias recentes

Construtoras reforçam estratégia para atender o aumento do público elegível no Minha Casa Minha Vida

As mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), anunciadas recentemente, passam a valer...

Dupla é presa por tortura e morte de homem no interior do Amazonas

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 58ª Delegacia Interativa de Polícia...

Sine Manaus oferta 293 vagas de emprego nesta quinta (23/4)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 293 vagas de emprego em...

Enem 2026: período para pedir isenção da taxa termina nesta sexta

O prazo para os interessados solicitarem a isenção de pagamento da taxa de inscrição...

leia mais

Construtoras reforçam estratégia para atender o aumento do público elegível no Minha Casa Minha Vida

As mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), anunciadas recentemente, passam a valer...

Dupla é presa por tortura e morte de homem no interior do Amazonas

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 58ª Delegacia Interativa de Polícia...

Sine Manaus oferta 293 vagas de emprego nesta quinta (23/4)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 293 vagas de emprego em...