28.3 C
Manaus
InícioBrasilBolsonaro tenta marcar reunião com ministros do Supremo antes de se pronunciar...

Bolsonaro tenta marcar reunião com ministros do Supremo antes de se pronunciar sobre eleições

Publicado em

O presidente Jair Bolsonaro deseja se encontrar com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no Palácio da Alvorada ainda nesta terça-feira antes de fazer um pronunciamento sobre o resultado das eleições. A informação foi confirmada ao GLOBO por dois integrantes do governo próximos a Bolsonaro e três integrantes da Corte. Oficialmente, o STF afirma que não houve qualquer convite.

De acordo com interlocutores, o presidente quer falar sobre a eleição, mas não há indicativo que resistirá ao resultado das urnas. Desde domingo, contudo, Bolsonaro se mantém isolado e ainda não fez qualquer declaração reconhecendo a derrota nas urnas. Enquanto isso, grupos de apoiadores interditam vias em ao menos 22 estados e no Distrito Federal em contestação ao resultado. O silêncio do presidente tem sido citado por esses manifestantes como sinal de que a derrota não deve ser aceita.

Um ministro do Supremo ouvido reservadamente disse ao GLOBO ter recebido o convite para a reunião no Alvorada, mas que não irá comparecer ao encontro. Segundo esse magistrado, qualquer reunião deveria ocorrer mediante a divulgação de uma pauta pública, com antecedência, e deve ter um caráter institucional. Ainda de acordo com esse integrante da Corte, qualquer reunião que ocorrer com a Presidência da República deverá ser feita para tratar de uma transição democrática, e não ser convocada de última hora.

De acordo com um segundo magistrado, que também disse ter sido consulta sobre o assunto, a reunião está “em tratativas”. Ao menos dois dos ministros, Ricardo Lewandowski e André Mendonça, estão fora de Brasília.

Bolsonaro passou a manhã inteira no Palácio da Alvorada. O presidente recebeu diversos ministros do governo, entre eles Ciro Nogueira (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União).

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, chegou à residência oficial às 10h30. Também estiveram no Alvorada o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que coordenou a campanha à reeleição do pai, e o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ).

Notícias recentes

Novos SUVs híbridos chegam a Manaus, ampliando opções sustentáveis no mercado local

Em 2024, o mercado brasileiro de veículos híbridos e elétricos registrou um aumento de...

Recuperafone: Tia e sobrinho são presos por receptação no bairro Compensa

Duas pessoas responsáveis por uma assistência técnica, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus,...

Pejotização tem impacto nefasto sobre arrecadação, afirma governo

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN)...

IComp/Ufam abre inscrições para curso gratuito em tecnologias Android para sistemas embarcados em parceria com Motorola

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/UFAM) está com inscrições abertas...

leia mais

Novos SUVs híbridos chegam a Manaus, ampliando opções sustentáveis no mercado local

Em 2024, o mercado brasileiro de veículos híbridos e elétricos registrou um aumento de...

Recuperafone: Tia e sobrinho são presos por receptação no bairro Compensa

Duas pessoas responsáveis por uma assistência técnica, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus,...

Pejotização tem impacto nefasto sobre arrecadação, afirma governo

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN)...