28.3 C
Manaus
InícioGeralBrasil pede moderação e se solidariza com mortos e feridos palestinos em...

Brasil pede moderação e se solidariza com mortos e feridos palestinos em Gaza

Publicado em

O presidente Michel Temer pediu moderação entre israelenses e palestinos e expressou sua “solidariedade” com os feridos e famílias dos mais de 50 palestinos mortos nesta segunda-feira (14) na Faixa de Gaza. 

“Lamento profundamente os terríveis episódios de violência na fronteira entre Israel e a Palestina. Nossa solidariedade com os feridos e as famílias dos mortos. O Brasil faz um apelo à moderação, um chamado à paz”, escreveu Temer no Twitter.

Soldados israelenses abriram fogo contra palestinos que protestavam perto da fronteira com Israel contra a transferência da embaixada dos Estados Unidos para Jerusalém. Centenas ficaram feridos.

Trata-se do dia mais mortal do conflito entre Israel e palestinos desde a guerra de 2014 na Faixa de Gaza.

Com a transferência de sua sede diplomática de Tel Aviv para Jerusalém, Washington reconhece de fato esta cidade como a capital de Israel, uma reivindicação israelense não reconhecida pelas resoluções da ONU nem pela maior parte da comunidade internacional.

O Brasil mantém relações diplomáticas com Israel desde 1949 e em 2010 reconheceu o Estado da Palestina.

Quando Guatemala e Paraguai anunciaram que iriam seguir os passos dos Estados Unidos, o Brasil reafirmou sua posição de que o status da cidade, que abriga lugares sagrados para cristãos, judeus e muçulmanos, deve ser negociado no âmbito das Nações Unidas (ONU).

“O status de Jerusalém será definido nas negociações entre israelenses e palestinos para o estabelecimento de dois Estados dentro das fronteiras definidas com base nos limites de junho de 1967, internacionalmente reconhecidos, e com livre acesso aos locais sagrados das três religiões monoteísta, nos termos das resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores brasileiro em dezembro.

Notícias recentes

Venda de apartamentos por indicação cresce e reforça confiança entre consumidores

Mais do que estar presentes nos bons momentos, amigos também podem influenciar decisões importantes....

Caminhão pega fogo na Avenida Autaz Mirim, em Manaus

Na tarde desta quarta-feira (22), um caminhão foi atingido por um incêndio na Avenida...

Sine Manaus oferta 791 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 791 vagas de emprego em...

Presidente da Aleam, Adjuto Afonso participa de evento sobre reconstrução de ponte Brasil e Bolívia em Brasilía

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e tesoureiro-geral da União...

leia mais

Venda de apartamentos por indicação cresce e reforça confiança entre consumidores

Mais do que estar presentes nos bons momentos, amigos também podem influenciar decisões importantes....

Caminhão pega fogo na Avenida Autaz Mirim, em Manaus

Na tarde desta quarta-feira (22), um caminhão foi atingido por um incêndio na Avenida...

Sine Manaus oferta 791 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 791 vagas de emprego em...