28.3 C
Manaus
InícioGeralCães paraplégicos voltam a caminhar com auxílio do tratamento de fisioterapia veterinária

Cães paraplégicos voltam a caminhar com auxílio do tratamento de fisioterapia veterinária

Publicado em

A hérnia de disco é uma doença muito comum que geralmente causa muita dor nas pessoas. Quando a mesma doença acontece nos cães, pode fazer com que fiquem paraplégicos ou tetraplégicos.

A médica veterinária, especialista em fisioterapia, acupuntura e neurologia veterinária e autora do livro Tratado de Fisioterapia e Fisiatria em Pequenos Animais, Jennifer Hummel explica por que os cães apresentam essa alteração: “A hérnia de disco é uma doença bastante comum nos cães, principalmente nas raças chamadas de condrodistróficas, como por exemplo os Dachshund, Buldogue francês, Shih tzu, Pequinês, Poodles e Cocker Spaniel . Quando o disco hernia nos seres humanos, ele geralmente comprime as raízes nervosas o que causa muita dor e em alguns casos formigamento dos braços ou pernas. Já nos cães, o disco geralmente se rompe e comprime diretamente a medula. Por essa razão, em muitos casos o animal perde o movimento das patas. Inclusive, esse processo, que é conhecido como extrusão discal, pode ser extremamente rápido, em questão de horas o paciente que herniou o disco fica paralisado e as vezes pode até precisar de cirurgia”.

Diferentemente como acontecem nos cães de raças condrodistróficas onde a hérnia de disco apresenta uma lesão que o animal paralisa em poucas horas ou dias, nos cães de raças grande como por exemplo Pastor Alemão, Labrador, Doberman e Chow chow, a lesão de disco tende a se apresentar de forma diferente. A lesão conhecida como protusão de disco (que também pode acontecer nos humanos) ela tem uma evolução lenta e progressiva, às vezes chega a demorar anos até que o animal de estimação pare de caminhar. Geralmente inicia com leve incoordenação motora e com o passar dos meses é possível observar piora do paciente. Nesses casos o ideal é procurar o tratamento veterinário o quanto antes. Esperar agravar o quadro pode fazer com que a lesão em um estágio avançado se torne irreversível.

Sobre o animal ficar paraplégico ou tetraplégico, Hummel explica que isso varia de acordo com o local da coluna vertebral que houve a lesão: “Quando a lesão é cervical ou cervicotorácica o paciente tem envolvimento das quatro patas e pode ficar tetraplégico, e quando a lesão é nas regiões toracolombar ou lombossacra, apenas as patas traseiras ficam comprometidas, podendo ocasionar um quadro de paraplegia.”

O tratamento de fisioterapia auxilia na recuperação da hérnia de disco em todas as etapas da doença: em compressões mais leves da medula, aonde há apenas dor e/ou uma leve incoordenação motora, os tratamentos terão por objetivo a analgesia (alívio da dor) e cicatrizar a lesão; e em hérnias mais graves, em que o animal perde totalmente o movimento das patinhas, a fisioterapia irá atuar na recuperação do movimento, no restabelecimento da força muscular e na “aceleração da comunicação” dos neurônios danificados, devolvendo a capacidade de o animal andar e ter uma vida normal, na grande maioria das vezes.  

Quando a lesão na coluna é grave e o paciente não consegue voltar a caminhar, pois a lesão na medula foi grave, a fisioterapia pode tentar fazer um andar involuntário conhecido como andar medular ou caminhar espinhal.

Ao contrário do que se imagina, a fisioterapia não é apenas a realização de exercícios e movimentos nos pacientes. São utilizadas  diversas terapias com equipamentos como laserterapia, fototerapia pulsada em LEDs e magnetoterapia com efeitos antiinflamatórios, estimulantes neuronais e cicatriciais, além de diversos exercícios para fortalecimento muscular e melhora no equilíbrio e propriocepção. Alguns cães chegam a realizar o tratamento com esteira aquática, que segundo estudos, é uma ferramenta que auxilia e acelera o retorno funcional do paciente.

Clique aqui e assista o vídeo de superação do Bruce, um Labrador que teve hérnia de disco na coluna cervical e ficou tetraplégico e com o tratamento de fisioterapia voltou a caminhar.

A fisioterapia veterinária já é realidade em todo o Brasil? Sim, praticamente em todo o território nacional existem médicos veterinários habilitados a fazer esse tipo de tratamento, existem empresas especializadas no ramo como é o caso da Mundo à Parte, que é uma franqueadora do serviço de fisioterapia veterinária que tem 32 unidades espalhadas em 7 estados do país.

Se o seu cão precisa de fisioterapia você pode encontrar a Mundo à Parte mais próxima a você. 

Website: http://www.mundoaparte.com.br

Notícias recentes

Manaus quer avançar com trabalho e melhorias para a população”, afirma David Almeida

Manaus já avançou em diversas áreas sob a gestão do atual prefeito, David Almeida...

Ronda Ostensiva da Guarda Municipal atua na recuperação de dois carros roubados em Manaus

Dois carros roubados foram recuperados, no início da tarde desta quinta-feira (26/09) por agentes...

Muvieplay é o streaming oficial do 6º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte

Cerca de 40 filmes dentro do 6º Festival de Cinema da Amazônia - Olhar...

Marciele Albuquerque e Vanda Witoto batem papo sobre suas histórias

A líder indígena e ativista climática, Vanda Witoto, candidata a vereadora nestas eleições pela...

leia mais

Manaus quer avançar com trabalho e melhorias para a população”, afirma David Almeida

Manaus já avançou em diversas áreas sob a gestão do atual prefeito, David Almeida...

Ronda Ostensiva da Guarda Municipal atua na recuperação de dois carros roubados em Manaus

Dois carros roubados foram recuperados, no início da tarde desta quinta-feira (26/09) por agentes...

Muvieplay é o streaming oficial do 6º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte

Cerca de 40 filmes dentro do 6º Festival de Cinema da Amazônia - Olhar...