O prefeito em exercício de Manaus, vereador Caio André (PSC), recebe neste sábado (7/1) a boneca Kamélia no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A chegada ocorrerá no hall da área de desembarque por volta das 21h e depois seguirá, em carreata, para o tradicional “Baile da Chegada”, no Olímpico Clube. O evento marca a abertura oficial do Carnaval de Manaus em 2023.
Caio André estará acompanhado da diretora-presidente em exercício da ManausCult, Oreni Braga. Os dois ainda oferecem uma coletiva de imprensa após o desembarque da figura no aeroporto.
A tradição de começar o Carnaval de Manaus com a chegada da Kamélia começou em 1955, mas, somente em 1958, a boneca recebeu pela primeira vez em cerimônia oficial a chave da cidade durante sua chegada, que é considerada patrimônio cultural imaterial do Estado do Amazonas e ocorre há mais de 80 anos.
A história da boneca é ainda mais antiga, quando em 1938 um dirigente do Olímpico Clube levou uma boneca comprada na antiga loja 4.400, inspirada nas Baianas de Salvador, para o desfile de Carnaval de Manaus.
De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, a “Chegada da Kamélia” é um dos principais e mais tradicionais eventos carnavalescos da cidade, uma vez que abre o período da festa mais popular do Brasil. “Kamelia, além de ser Patrimônio Cultural Imaterial, é uma tradição que merece ser preservada, pois é parte da história do Carnaval de Manaus”, comentou o presidente.
Às 20h, uma comitiva, acompanhada pela banda de metais Demônios da Tasmânia, estarão no salão de desembarque do aeroporto internacional Eduardo Gomes, onde recepcionarão a boneca que receberá a “chave da cidade” das mãos do prefeito David Almeida e do diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.
“Após a chegada da Kamélia no aeroporto, sairemos em carreata, ao som das marchinhas para o baile que vai acontecer no parque aquático do Olímpico Clube”, conta o presidente da Kamélia, Almério Botelho.
Agitando a festa, estará presente também a Bateria do Swing da Nêga, os bonecos Jardineira e Zé Pereira, Banda da Bica, além de convidados especiais como: rainhas e reis momos, casais de mestres-salas, porta-bandeiras, passistas e autoridades do samba.