Amazonas – A partir de agora os caminhões basculantes que forem fazer o licenciamento no Detran precisarão passar pela inspeção veicular e atender as novas especificações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o Certificado de Segurança Veicular (CSV) para atender as novas regras e efetivar o licenciamento.
Conforme a resolução 859 de 2021 do Contran os veículos com carroceria do tipo basculante (caçamba), além dos semi reboques com carroceria basculante deverão possuir sistema de trava de acionamento do basculante instalado no caminhão (cavalo) com os sistemas primário e secundários de bloqueio.
Para comprovar esse tipo de certificação é necessário ter o certificado de CSV que é um laudo expedido pelo Inmetro comprovando o feito das exigências do órgão.
Para realizar o licenciamento anual e necessário solicitar uma autorização junto ao DETRAN e procurar a INSPREV para fazer o Certificado de Segurança Veicular, o qual deve ser apresentado ao DETRAN como exigência do cumprimento da RESOLUCAO.
A INSPREV é credenciada pelo Detran-AM e Inmetro e a inspeção veicular pode ser feita de segunda a sexta, das 7h30 às 16h, na Rua Nélson Rodrigues, 2, na Compensa, próximo a Ponte Rio Negro – www.insprevinspecao.com.br.
O DETRAN fará constar que esse veículo é dotado de kit de trava do basculante no campo de observações do documento do veículo, para fins de fiscalização.
Quem não cumprir as exigências estará impedido de licenciar o veículo. Para que o motorista não sofra essa proibição deverá seguir um cronograma disponibilizado para certificação.
o motorista que não seguir essas regras poderá responder por uma infração grave que também resultará na retenção do veículo até regularização.
As penalizações além da retenção do veículo também virão como forma de multa no valor de R$ 195,00 e 5 pontos na carteira nacional de habilitação — CNH.
Acidentes
Acidentes com esse tipo de caminhões basculantes são comuns no Brasil. Assim, para evitar esse tipo de ocorrência, resolução 859 do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, exige a instalação de dispositivos de segurança nas caçambas.
Contudo, nem todos cumprem a norma. Por isso, o Contran estabeleceu que, a partir deste ano, os caminhões basculantes só poderão ser licenciados se estiverem com os dispositivos sonoros e trava de segurança, entre outros.
Segundo registros, 58% dos caminhões basculantes em circulação no Brasil apresentam algum problema mecânico. Essa é uma estimativa da Federação Nacional da Inspeção Veicular feita em 2018.
É importante garantir que todos os caminhões basculantes tenham uma nova trava para garantir a segurança durante as operações.
Ela é fundamental para evitar acidentes e garantir o correto funcionamento do mecanismo de basculamento. A nova trava deve ser robusta, de qualidade e projetada especificamente para esse tipo de veículo, levando em consideração suas características e exigências técnicas.
Ao implementar essa nova trava, se prioriza a segurança dos operadores na hora de fazer a inspeção do veículo com o dispositivo e a integridade da carga transportada, proporcionando maior tranquilidade e eficiência nas atividades realizadas.
A regra vale para todo o território nacional. A medida pretende aumentar a segurança e evitar acidentes com esse tipo de veículo.
Sem o recurso, a parte móvel do veículo pode levantar acidentalmente a qualquer momento, mesmo com o caminhão em movimento.